23 de outubro de 2016

Resenha do Livro: George

  Olá leitores, tudo bem com vocês?

  Mais uma vez trago resenha de um livro solicitado do divo do Grupo Editorial Record <3 Monamours, pelamor de Ísis, se liguem nesse livro S-E-N-S-A-C-I-O-N-A-L *-* O nome dele é George, escrito pelo Alex Gino (um carinha que não conheço mas já considero pakas), e é o "primeiro livro com um personagem trans da Galera e um dos primeiros no mercado brasileiro". Vamos pra resenha?


Sinopse: Seja quem você é. Quando as pessoas olham para George, acham que veem um menino. Mas ela sabe que não é um menino. Sabe que é menina. George acha que terá que guardar esse segredo para sempre: ser uma menina presa em um corpo de menino. Até que sua professora anuncia que a turma irá encenar “A teia de Charlotte”, e George quer muito ser Charlotte, a aranha e protagonista da peça. Mas a professora diz que ela nem pode tentar o papel porque... é um menino. Com a ajuda de Kelly, sua melhor amiga, George elabora um plano. E depois que executá-lo todos saberão que ela pode ser Charlotte — e entenderão quem ela é de verdade também.

  Gente, só de ler a sinopse desse livro e de relembrar a maravilha que ele é já dá uma emoção... tudo bem que sou pisciana, ser dramática faz parte, mas sério leitores, o autor conseguiu trazer uma temática tão "polêmica" atualmente e alvo de tanto preconceito, um assunto que ainda é tabu e desconhecido por muita gente, mais precisamente sobre os transgêneros (que, como no caso do nosso querido George, nasce homem mas se sente como mulher, e vice-versa) de uma forma tão simples, que merece um prêmio, sério.

  O livro tem uma linguagem bem simples, o que torna a leitura fluída, e o autor mostra como é ser transgênero nos dias de hoje e as dificuldades enfrentadas, pelo ponto de vista de uma criança que é transgênero. Conta mais sobre o cotidiano de George, como ele se sente em relação a se sentir uma menina e sobre a peça que ele quer participar; não é precisamente uma história onde algo não cotidiano aconteça. O objetivo do livro é trazer uma mensagem e mostrar como é a vida de, no caso, uma criança transgênero. Ele aborda o tema de maneira simples e objetiva de uma forma delicada e sensível, mostrando ao longo da narrativa como o preconceito é bem presente na vida dessas pessoas e em como isso as afeta, dificultando-as de serem exatamente como são.


  Outra coisa que achei muito interessante é como, com uma simples frase, o autor diferencia orientação sexual de identidade de gênero. Na verdade, nunca havia parado pra refletir sobre o significado de cada um e meio que, inconscientemente, achava que os dois eram meio que o mesmo, mas não é!

  George, nosso protagonista, é um menino que se vê e se sente menina. Outra coisa muitooo maneira é que o autor apresenta ele do jeito que ele se vê, mostrando como, intimamente (pelo menos na maior parte do livro), "ela mesma" se trata como menina.

  É muito interessante ir acompanhando as "fases" de como Geoge foi se revelando verdadeiramente, ao mesmo tempo que vemos como ele se sente em relação ao que vai acontecendo que diz respeito a isso. Nesse momento a peça e o que vem depois é essencial.

  São poucos personagens e, infelizmente mesmo, a narrativa é relativamente curta, mas conseguimos entender bem os sentimentos e, porque não, sofrimentos de George. O leitor, pelo menos eu, sente vontade de entrar dentro da história pra dar uma help pro nosso queridinho se revelar e, não podendo, mandando good vibes pra ele hahaha.


  Como a história é bem simples e aborda o tema de maneira bem objetiva e delicada, creio que é um ótimo livro para as crianças e adultos também poderem entender essas pessoas e como elas são discriminadas até nos dias de hoje.

  Como se não bastasse essa história já sendo fantástica, a Galera Record caprichou maravilindamente na edição <3 O livro possui 142 páginas, divididas em 12 capítulos de pura genialidade, com folhas amareladas e uma boa fonte. Gentemmmm, e essa capa e as orelhas? DIVINAS, TUDO COLORIDO MEXXXMO hahhaha. Pra vocês terem uma ideia de como esse livro é lindo, no caso na edição, deixo pra vocês umas fotchenhas dele <3 Ah, e não se esqueça:

SEJA QUEM VOCÊ É <3

     
     

  Ah, aqui estão alguma redes sociais do livro pra vocês acessarem. É só clicar em cima:


  E aí leitores, já ouviram falar desse livro maraaa? Leriam, sim ou com certeza? Hahaha

  Espero que tenham gostado, e, ah, esse seria um ótimo presente pra aquele seu amigo ou parente que não sabe nada sobre o assunto e fica falando coisas nada a ver, né non??? =D Beijos *-*

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dê sua opinião sobre o assunto discutido acima :D

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Copyright © 2015 | Design e Código: Natana Duarte - Colecionando Livros | Uso pessoal