16 de dezembro de 2015

Lançamentos de Dezembro do Grupo Editorial Record


A POEIRA DA GLÓRIA  Martim Vasques da Cunha


O livro que até mesmo o politicamente incorreto considerou imprudente.

Na contramão da análise convencional da literatura brasileira, Martim Vasques da Cunha ousa ao escrever o que estremeceu até mesmo o politicamente incorreto: em A poeira da glória, ele desmonta as teses sustentadas pela repetição da crítica, rechaça o estilo que falseia a sensibilidade moral e recoloca as ideias no lugar ao apontar como e quando a ideologia política envenenou a imaginação artística. Aos que pensavam que a crítica cultural no Brasil – mais que a simplesmente literária – havia encontrado “o fim da história” em Antonio Candido e seus discípulos, uma imensa surpresa: Martim recoloca todas as peças no tabuleiro, inclusive a de Candido. 

Dono de um texto que convence o leitor por nocaute de argumentos, o ensaísta mostra em detalhes como o país foi brutalizado pela paranoia e mistificação a respeito de si mesmo, de tal maneira que se transformou em um grande “Carandiru intelectual”, o paraíso distópico onde a realidade brasileira gira em falso.

A RAINHA DO TRÁFICO Arturo Pérez-Reverte

Livro que deu origem à série de TV sobre a mexicana que se tornou uma das maiores traficantes de drogas na Espanha.

Teresa Mendonza nasceu em Culiacán, México. Pobre e com pouco estudo, foi estuprada e quase morta depois de o namorado, piloto de avião que trabalhava para o cartel local, ser assassinado pelo chefe do tráfico. A jovem então se vê forçada a fugir para a Espanha, onde seu instinto criminoso vem à tona. Lá, ela não tem escolha a não ser aceitar uma realidade impiedosa, na qual não há bem ou mal, e sim o reflexo de um universo cruel, em que matar, morrer, enganar e corromper faz parte do cotidiano.

Agora, a Mexicana, como é chamada no submundo do crime e pela imprensa, é a traficante mais poderosa da Espanha, dona de um império camuflado de transporte de drogas na Costa do Sol.
Uma história de corrupção, amor e intriga que nos revela o melhor e o pior que existe no ser humano. Pérez-Reverte cria um retrato perfeito do submundo do tráfico na Espanha mesclando fatos e ficção, sexo, drogas e violência, numa narrativa avassaladora.

DEMIAN Hermann Hesse

Edição comemorativa dos 50 anos de lançamento da obra no Brasil. 

Emil Sinclair é um jovem atormentado pela falta de respostas às suas questões sobre o mundo. Ao conhecer Max Demian, um colega de classe precoce e carismático, Sinclair se rebela contra a convenções de seu tempo e embarca em uma jornada de descobertas. Publicado originalmente em 1919, este clássico, considerado um divisor de águas na trajetória de Hermann Hesse, reflete os questionamentos do escritor alemão acerca da humana, com suas contradições e dualidades. Influenciado pelas ideias de Carl Jung, fundador da psicologia analítica, Hesse descreve o processo de busca do indivíduo pela realização interior e pelo autoconhecimento. 


ANTES QUE SEQUE Marta Barcellos

Vencedor do Prêmio SESC de Literatura 2015 na categoria Contos.

As doze mulheres retratadas nos contos de Marta Barcellos se defrontam com uma mesma impossibilidade: a de engravidar e corresponder a uma figura maternal idealizada. Marta costura essas histórias com uma linguagem eficaz, ao mesmo tempo pungente e delicada, incitando o leitor, fascinando-o e conduzindo-o por contos que giram em torno da classe média alta e seus códigos; da promessa de felicidade que não se cumpre em padrões de consumo e aparências; da urgência e do mal-estar de se viver em uma sociedade de contrastes. Antes que seque nos surpreende com profundas reinvestigações do que pode ser o ato de contar um conto: inventivas releituras de uma forma aparentemente inesgotável. 

DILMÊS: O IDIOMA DA MULHER SAPIENS Celso Arnaldo Araujo

A sátira política do saara cerebral de Dilma Rousseff.

Ao esmiuçar os mais estapafúrdios conceitos e raciocínios já formulados por uma figura pública brasileira, esta sátira política honra a melhor tradição do gênero com uma viagem ao centro do saara cerebral de Dilma Rousseff. Já em meados de 2009, no exato instante em que a funcionária pública mineira de origem búlgara começou a se apresentar aos brasileiros como presidenciável, era possível notar que havia algo de errado naquele discurso no qual palavras eram despejadas a esmo, sem dar liga a uma única ideia à altura do cargo que postulava.

A partir dos discursos presidenciais transcritos na íntegra pelo Portal do Planalto, Celso Arnaldo Araujo, pioneiro na análise sintática e política da língua falada pela presidente da República, destrincha e documenta os verdadeiros espetáculos de comédia bufa protagonizados pela dramática inaptidão da oratória de Dilma.

EM BUSCA DO RIGOR E DA MISERICÓRDIA Lobão

Em busca do rigor e da misericórdia- Reflexões de um ermitão urbano.

Projeto ambicioso do cantor e compositor Lobão, “Em busca do rigor e da misericórdia” é uma narrativa poético-político-musical sobre o processo de compor, tocar e gravar sozinho todas as canções do álbum homônimo ao livro. Quase cinco anos após o lançamento de sua autobiografia e depois do polêmico “Manifesto do nada na terra do nunca”, o artista relata com profundidade a trajetória criativa de sua nova obra enquanto revisita eventos, confusões e desafetos que contribuíram para a construção do repertório. O livro também reúne reflexões de Lobão sobre ideias, músicas, manias, amores, perdas, conquistas, e aborda com sensibilidade como ele construiu para si a carapaça de um personagem assustador por meio da qual pretendia se proteger.

O artista relata como sua verve para o atrito e despertar paixões se aflorou, mas, em contrapartida, foi invadida por um inédito e explícito diapasão de doçura e amorosidade: “É libertador não ter medo de ser uma criatura querida, fofa e meiga”.

JOSÉ JUNIOR: NO FIM DA NAVALHA Luis Erlanger

A biografia que conta tudo sobre o fundador da ONG AfroReggae.

José Junior: No fio da navalha conta a história de José Pereira de Oliveira Junior, o Junior do AfroReggae, uma espécie de para-raios humano, capaz de atrair dezenas de outras histórias de vidas incríveis – boas e más – que se cruzam para formar a sua própria trajetória. De jovem briguento e metido em muitas confusões ao homem de imenso carisma e capacidade de liderança que fundou o AfroReggae, José Junior é reconhecido por sua luta em promover a inclusão e a justiça social por meio da difusão da arte, da cultura afro-brasileira e da educação de jovens moradores de favelas.

Sob o crivo jornalístico de Luis Erlanger – que conduziu com maestria mais de 24 horas de entrevistas –, Junior conta em detalhes episódios polêmicos de sua vida, alguns de conhecimento público e outros absolutamente inéditos. Revela desde os bastidores das mediações de conflitos com bandidos até os atentados contra a ONG em 2013. Fala também da infância, das várias tentativas de suicídio, do casamento de dezesseis anos e dos seis filhos. E mostra que, mais do que um projeto de inclusão social, o AfroReggae oferece um caminho capaz de reservar, através da arte e da educação, um futuro de segurança e possibilidade de sucesso para os jovens das camadas populares.

O PÁSSARO DO BOM SENHOR James McBride 

Conflito e humor se mesclam na epopeia pela libertação que levou o National Book Award de 2013.

Henry Shackleford é um menino escravizado no território do Kansas em 1856. Uma das grandes figuras do momento é John Brown, lendário abolicionista que vê na insurreição armada o único caminho para a libertação. E, quando Brown chega ao Kansas, o garoto vê-se forçado a deixar a cidade na companhia do abolicionista, que o toma por uma menina.
O excêntrico Brown, então, apelida Henry de “Cebola”, adotando-o como seu amuleto, e o jovem, de modo a permanecer vivo, oculta sua verdadeira identidade. A pequena Cebola pode contar apenas com a própria engenhosidade para sobreviver à violência crescente entre Brown, com o apoio de seu exército esfarrapado, e os senhores de escravos, antes do lendário ataque a Harpers Ferry, onde a história norte-americana tomará novos rumos.

Uma narrativa arrebatadora, descrita pela voz de um ancião que rememora sua infância, O Pássaro do Bom Senhor fará o leitor rir e pensar. É uma aventura envolvente, contada a partir do olhar meticuloso para personagens e detalhes característico de McBride.

ESPERE A PRIMAVERA, BANDINI John Fante

O primeiro romance do autor, agora com novo projeto gráfico.

Primeiro romance de John Fante, publicado originalmente nos Estados Unidos, em 1938, este livro narra as histórias de Arturo Bandini, alter ego do autor internacionalmente conhecido pelo best seller Pergunte ao pó. Bandini, filho de imigrantes italianos, acompanha o sofrimento dos pais, que estão separados e não conseguem se entender, enquanto tenta lidar com seus próprios dilemas na escola e com os irmãos, no congelante estado do Colorado. Comovente e engraçado, o livro nos mostra o olhar cortante, sensível e sarcástico de um dos personagens mais icônicos da literatura norte-americana.


UM PROJETO DE DEMOCRACIA – David Graeber

Uma reavaliação corajosa da ideia política mais poderosa do mundo – a democracia – e a história de como a democracia radical ainda pode transformar os Estados Unidos e o mundo.

Um projeto de democracia conta a história da resistência do espírito democrático e da adaptabilidade do conceito de democracia, e faz uma defesa apaixonada da ideia de que a democracia radical é, mais do que nunca, nossa melhor esperança.

Em setembro de 2012, com o movimento Occupy Wall Street, que abalou o centro financeiro de Nova York, surgiram centenas de fóruns políticos, nos quais os norte-americanos comuns podiam falar sobre suas preocupações e seus problemas reais, sem necessariamente se basear no discurso dos comentaristas políticos. Com isso, além de de os participantes do Occupy levarem aos políticos demandas e propostas específicas, deram uma amostra do que a verdadeira democracia pode ser, gerando uma crise de legitimidade em todo o sistema.

Neste livro, David Graeber, autor de Debt e um dos intelectuais e ativistas mais influentes de sua geração, conduz o leitor a uma jornada pela ideia de democracia, reorientando provocativamente nossa compreensão a respeito de grandes momentos históricos, dos quais extrai lições para os dias atuais. Diante da concentração cada vez maior da riqueza e do poder, uma democracia reenergizada e reconcebida, baseada no consenso, na igualdade e na ampla participação, ainda pode oferecer a sociedade justa, livre e igualitária que queremos.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dê sua opinião sobre o assunto discutido acima :D

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Copyright © 2015 | Design e Código: Natana Duarte - Colecionando Livros | Uso pessoal