7 de agosto de 2015

Motivos para ler e amar Neil Gaiman


  Posso dizer com propriedade que uma das melhores coisas de se ter um blog é fazer amizade com outros blogueiros. Até diria que não há sentido em blogar se não houver essa forte interação com os leitores, afinal, gosto muito dos amigos que fiz por meio do Leitores Forever. A partir da iniciativa de uma dessas minhas amigas blogueiras, criamos o grupo SBML e estamos com alguns temas para blogagens coletivas. A tarefa da vez é falar sobre o livro/autor/série favorita e apresentar motivos para as pessoas conhecê-los.
  E falar sobre o que, então? Não consigo listar um livro preferido, amo vários autores e a série da minha vida ainda é Harry Potter. Entretanto, não vejo necessidade de dar motivos para as pessoas lerem HP, já que todos conhecemos a saga e quem quer, já leu os livros - desculpem-me se fui ríspida haha. Mas que outra coisa escolher? Quem me conhece sabe que Sherlock Holmes é um forte concorrente, mas eu já falo muito sobre ele aqui no blog. Está na hora de abrir espaço para alguém diferente. Analisando o meu Skoob, cheguei à conclusão de que preciso falar sobre Neil Gaiman. Eu não conheço sua obra muito profundamente, mas com os 5 ou 6 seis livros que li do autor, acho que já posso me arriscar a recomendá-lo sem receios.

  Ah, fazendo essa lista de motivos me dei conta de que sou péssima com esse tipo de coisa. O único tipo de lista que sei fazer bem é dos livros que quero comprar haha.

Neil Gaiman é um gênio da fantasia
Suas histórias têm uma criatividade absurda e você sempre se surpreende com suas ideias e enredos. Cada coisinha que acontece, por mais simples que seja, tem um toque de genialidade de um autor renomado.

Sabe aquele filme Stardust? Pois é, eu tenho uma leve paixão por ele, e acabei descobrindo que é uma adaptação do livro do nosso Neil Gaiman. Lerei para ontem.
Ele tem diversos livros publicados
Para quem se angustia com o fim de uma saga, com Neil Gaiman você não tem desculpas de que vai ler três ou quatros livros, se apaixonar por ele, mas não ter mais conteúdo para conhecer. Não cheguei a contar, mas a quantidade de livros do autor é bem razoável e você terá muito para desfrutar.

Além de livros “normais”, é autor de HQs
Atuando nesses dois gêneros, Neil consegue agradar os mais diversos tipos de leitores, ou ainda, o mesmo leitor com bipolaridade para escolher livros. Nessa época de maratonas literárias, HQs são ótimas opções para dar um up nas leituras ou ainda sair de ressacas literárias. Tem destaque a sua série de quadrinhos Sandman, que conta a história de Morpheus, a personificação do sonho. Eu li a primeira história e achei bastante interessante, porém ainda não consegui dar prosseguimento à leitura. 

Sandman
As edições dos livros são lindas
Sim, eu amo livros bonitos. Se eu não fosse uma estudante pobre, teria diversas prateleiras lotadas com as edições, inclusive ilustradas, dos livros do Neil. Isso vai desde as edições de capa dura absolutamente incríveis de Sandman (que eu fico namorando na biblioteca) até os livros mais comuns, que mesmo assim possuem gravuras. Enfim, é uma lindeza que só vendo *-*
Ilustração de O livro do cemitério

Seu estilo é fascinante
Me julguem, mas quando eu vi o cabelo do Neil me tornei toda carismática com ele. Ele me passa uma aura de alegria, paz, simpatia... A impressão que tenho é que ele transcende a fascinação que transmite na leitura por meio do seu olhar. Me empolguei um pouco, mas ele me parece aquele tipo de pessoa que você abraça e não tem mais vontade de largar.

Já escreveu contos de Doctor Who e Sherlock
Motivo bem pessoal, não é? Como Wholockian, fiquei muito contente em vê-lo como autor de contos sobre os personagens. Até o momento só li o de Sherlock, que aparece em Coisas Frágeis I. Este é o primeiro conto do livro e eu pirei forte ao ver uma versão com alienígenas do original Um estudo em vermelho, de Conan Doyle. Já em 12 Doutores, 12 Histórias, que reúne contos inspirados em cada um dos doze Doutores da série Doctor Who, Neil é o autor de um deles. Ainda não li o livro, pois antes eu gostaria muito de assistir a alguns episódios da série clássica para conhecer melhores os primeiros Doutores (mas eu me encho de preguiça só de pensar no trabalho de deixar todos aqueles torrents baixando...).

Os livros são curtos e viciantes
Para quem tem dificuldade para ler um livro mais longo, também não tem razão para reclamar de Neil Gaiman. Seus livros costumam ser breves e a escrita tem um “quê” de diferente que prende o leitor a todo instante. É garantia de leitura agradável, ainda mais por serem obras de fantasia, que, ao menos para mim, são as leituras mais viciantes.

Seus livros são ótimas escolhas para presentes!
Olha, eu diria que Neil Gaiman é uma escolha 100% certa de qualidade. Se você estiver na dúvida sobre um presente para algum amigo, acho que escolher um livro do Neil é uma ótima saída, já que são obras geralmente não muito longas, esteticamente bonitas e ainda mais belas em seu conteúdo.


  Finalizando, só gostaria de citar ainda que ele é o autor de uma série chamada Os livros da Magia, que tem como protagonista um jovem bruxo. Há alguns anos eu me lembro de ter ouvido alguém dizer que J. K. Rowling poderia ter se inspirado nesse trabalho para criar Harry Potter. Agora me sinto na obrigação de buscar estes "livros da magia" e tirar minhas próprias conclusões. Veremos! Ah, pelo que li, Neil declarou que o conceito de "menino bruxo" já era antigo na literatura, então parece não haver nenhum ressentimento com relação a HP. Meu lado potterhead agradece.
          
  Abaixo deixarei os links dos blogs das outras meninas. Não deixem de visitá-los e ler os posts da blogagem coletiva delas!

Me livrando 
Expresso de Nárnia
Infinitos livros
The Nerd Booble

11 comentários:

  1. Oi, Cris!
    Neil Gaiman é sensacional, e olhe que digo isso por apenas ler uma obra. Preciso muito ler outros livros, é o tipo de autor que todo mundo deveria conhecer. Adorei o post!

    Beijo.
    livrosdawis.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. AH Wis <3, acho que você deve mesmo procurar mais livros dele haha
      Beijos

      Excluir
  2. Me convenceu <3 lerei algo dele em breve

    ResponderExcluir
  3. Adorei seus motivos! Não achei que você foi nem um pouco ruim na lista!
    Também adoro Neil Gaiman e quero ter todos os livros e HQs dele (pena que são carinhos).

    Sobre Stardust me dói dizer que gostei um tantinho a mais do filme que do livro. O livro também é ótimo, mas o Capitão Shakespeare, por exemplo é tão diferente no livro e eu gosto tanto do personagem do filme. Acredito que seja uma das raridades que o filme não estragou o livro! :D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa, obrigada pelo aviso! Eu já estava com expectativas muito elevadas para ler o livro. Vou tentar me controlar para não chegar a me decepcionar. A questão é que o filme é realmente muito legal, então superá-lo seria mesmo difícil.

      Excluir
  4. eu li um conto dele e adorei, espero que eu receba o livro que ganhei, quero a chance de ler algo dele.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que curiosidade para saber que livro é esse haha

      Excluir
  5. Oiee Cris!
    Eu já tô a um tempinho namorando os livros do Neil pra ler.
    Agora vou ter que me apurar pra ler logo! KKKK.
    Adooorei todos os seus motivos (eu amei o cabelo dele!) kkkkkkkkkk.
    Beijoos.

    ResponderExcluir
  6. Oi, Cris! Estou atrasada, eu sei, mas só agora tirei um tempinho para ler os posts do SBML :D
    E, por falar em atraso, também estou mais que atrasada pra ler Gaiman. Tenho os dois volumes de "Coisas Frágeis" e "Filhos de Anansi", mas não li nenhum porque estou é de olho em "O Livro do Cemitério" - só que o maldito nunca chega num preço que eu possa pagar :(
    De qualquer forma, concordo com tudo que tu disse - e eu nem li os livros. O cara tem uma aura de genialidade e criatividade impossível de negar! Meu sonho é ser menos pobre pra comprar os quadrinhos e as edições de luxo também!! Por enquanto, só tenho uma lista enorme no Buscapé, esperando por promoções...
    Eu tenho o "12 Doutores, 12 Histórias", mas queria ver a série antiga antes de ler (a preguiça me domina também...).

    (só uma coisa, o nome do blog é "The Nerd Bubble", de "Bolha Nerd" mesmo :D)

    Adorei mesmo a tua escolha, funcionou como um incentivo extra pra parar de enrolar e ler pelo menos "Coisas Frágeis"!

    Bjs da Cami
    mynerdbubble.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

Dê sua opinião sobre o assunto discutido acima :D

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Copyright © 2015 | Design e Código: Natana Duarte - Colecionando Livros | Uso pessoal