30 de agosto de 2015

Britânicos na minha estante

  Quando eu estava pensando em fazer o post sobre Livros nacionais na minha estante, eu me dei conta de que a maioria dos livros que tenho são de escritores britânicos! É por isso que decidi falar um pouco sobre essas obras, que provavelmente eu já citei aqui no blog, creio eu, mas gostaria de frisar essa coincidência britânica.
  Em primeiro lugar, vou esclarecer o que é ser britânico:
Britânico é o título dado aos cidadãos do Reino Unido, das dependências da Coroa Britânica ou de qualquer um dos territórios britânicos ultramarinos, bem como aos seus descendentes.
  Já o Reino Unido é esse lugar aí:



  Como a maioria desses livros fazem parte de sagas, vou classificá-los por nome de autor.

Sir Arthur Conan Doyle


  Nessa lista não poderia faltar o criador de Sherlock Holmes.
  Conan Doyle nasceu em Edimburgo, na Escócia, em 1859. Tenho um volume único de todas as obras de Sherlock Holmes em inglês, O Vale do Medo e As memórias de Sherlock Holmes.
 

J. R. R. Tolkien
 

  Na verdade, o professor Tolkien nasceu em Bloemfontein, na África do Sul, em 1892. A questão é que aquela região estava sob domínio britânico na época e quando ele tinha 3 anos sua família voltou à Inglaterra. Ele até é naturalizado como britânico, então é justificável que ele entre nesta lista.
  Meus livros do Tolkien são duas edições de O Hobbit, uma em português e outra em inglês. Assim que o Submarino fizer mais promoções, minha coleção aumentará :D

Bernard Cornwell


  Na Black Friday eu tive a oportunidade de comprar a trilogia As Crônicas de Arthur, do Bernard Cornwell, que eu já estava de olho há um bom tempo. Ainda não li os livros, mas recebi ótimas recomendações e eu acredito que será uma leitura incrível.
  Ele nasceu na própria Londres, Inglaterra, em 1944.


C. S. Lewis 

 

  O que dizer do cara que criou Nárnia??? O volume único de As Crônicas de Nárnia foi o primeiro livro que comprei e tenho um carinho imenso por ele. Talvez até eu releia esse livro ao longo do ano. Lewis nasceu em Belfast, na Irlanda do Norte, em 1898.   

 

Douglas Adams


 Agora um escritor de ficção científica, mais precisamente, da série O Mochileiro das Galáxias. Nas férias eu reli os três primeiros volumes e conclui os dois últimos.
  Esse escritor nasceu em Cambrigde, Inglaterra, em 1952.


J. K. Rowling


  Harry Potter é praticamente um símbolo britânico e uma das minhas sagas preferidas. Tenho  os sete livros da saga Harry Potter e O Bicho-da-Seda.
  Joanne nasceu em Yate, Inglaterra, em 1965.


  Bom, a lista de britânicos incríveis ainda vai longe, porém eu acabei selecionando só os autores que já tenho na minha estante. Outros nomes que eu não posso deixar de citar são Lewis Carroll (Alice no País das Maravilhas), Oscar Wilde (O Retrato de Dorian Gray), Shakespeare (Hamlet, Romeu e Julieta). Já entre os autores que ainda não li nem tenho na estante, destaco Neil Gaiman (estou prestes a começar a lê-lo), Jane Austen, Agatha Christie e Charles Dickens, que possuem obras que despertam meu mais sincero interesse.

  Gente, eu já disse no post dos livros nacionais que não tenho muitos livros, pois sou estudante pobre hehe Assim, a maioria das minhas leituras é de bibliotecas ou PDFs. Dessa forma, todos os livros que tenho são especiais, mesmo aqueles que eu ainda não li de fato, mas se decidi comprá-los é porque realmente eles significam algo para mim. 

  A minha fascinação pela Inglaterra é justificável, pelo que vocês podem perceber através dessa lista de autores. Gosto tanto deste país que o escolhi como destino do intercâmbio que pretendo fazer daqui a uns dois anos. O legal de ir para lá é que, além de conhecer a terra dos meus livros preferidos, eu vou poder viajar por todos os países-membros da União Europeia, o que é uma vantagem em relação a outros países em que eu poderia ir morar, como Estados Unidos. Ah, ainda por cima eu sou viciada em chá! Viu que eu não poderia mesmo fazer o intercâmbio em outro lugar?

  E a respeito de vocês, há algum país que se destaque na sua estante?

Um comentário:

  1. Olá!
    Não tinha parado pra pensar nos países dos autores!
    Vendo agora, acho que os britânicos também dominaram minha estante!
    Tenho várias obras do Doyle, a trilogia fantástica de Artur do Cornwell, a saga do guia do Adams, o hobbit e o silmarillion do Tolkien, o volume único de As Crônicas de Nárnia, que infelizmente não gostei muito. Também também apenas o primeiro livro de HP.
    Leia logo As Crônicas de Artur! Melhor coisa que já li na vida!!!
    =D

    http://osdragoesdefogo.blogspot.com/

    ResponderExcluir

Dê sua opinião sobre o assunto discutido acima :D

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Copyright © 2015 | Design e Código: Natana Duarte - Colecionando Livros | Uso pessoal