19 de julho de 2015

O que aconteceu comigo e minhas útlimas leituras - Cris


  Sabe quando a sua vida dá uma baita reviravolta? Foi isso o que aconteceu comigo nestes últimos seis meses. Este foi o meu primeiro semestre como graduanda de Engenharia Civil, o curso que eu sempre desejei, apesar de Matemática ter me atraído desde uns dois anos atrás. Além disso, me tornei bolsista de Iniciação Científica na universidade em uma área um tanto diferente da minha: computação aplicada. Estou tendo que aprender a programar e até escrever relatórios (terminei o primeiro ontem e até que estou orgulhosa dele, mesmo eu sendo bastante exigente). E se não bastasse, ainda comecei a namorar. Deste modo, dá para perceber que eu andei bastante ocupada, mas tenho conseguido manter boas leituras e visto séries - até fico impressionada com a quantidade de livros que tenho lido e séries assistidas. A questão é que, com tantas novas atividades, alguma coisa teve de ficar na gaveta. Infelizmente, foi o blog.


  Não tenho grandes planos para postagens futuras e acabei me desanimando bastante, na verdade. Com o pouco retorno, a impressão de que não estou fazendo diferença nenhuma na blogosfera se enraizou em mim e acabei preferindo usar todo aquele tempo dedicado às postagens para ler realmente. Talvez eu ainda escreva aqui algumas vezes, mas não garanto minha permanência por mais muito tempo.
  Chega de desânimo, né? Vamos tratar de assuntos mais felizes: minhas leituras recentes <3 Não tenho a intenção de me prolongar muito sobre os livros lidos, mas acho interessante ao menos citá-los para "não deixar passar em branco".
  Eu com certeza não me lembrarei de todas as minhas últimas leituras, mas citando as mais significativas, não posso deixar de mencionar os livros do Neil Gaiman, autor que passei a admirar consideravelmente, até escolhendo um livro dele para presentear uma amiga. Li O Livro do Cemitério, Coraline, O oceano no fim do caminho, uma história da HQ Sandman e os dois volumes de contos chamados Coisas Frágeis. E acredita que até havia um conto sobre Sherlock Holmes e uns alienígenas? Daria um ótimo roteiro para um possível crossover com Doctor Who. Ouviu, Moffat?
  Também li O Grande Gatsby, que a princípio me pareceu uma leitura complicada e de escrita cansativa, contudo, o final me agradou bastante e consegui criar um carinho por este clássico. Outra obra-prima da literatura que tive o prazer de apreciar foi Orgulho e Preconceito, o mais famoso livro da Jane Austen. Certa vez comentei sobre este livro no curso de inglês e minha professora disse que gostou muito de tê-lo lido; algumas amigas que conheci por meio do blog também admiram o livro e, inclusive, a Aline, dona do blog, me contou que ficou encantada pelo filme. Com todas essas recomendações eu não pude fazer diferente: li o livro na semana retrasada, quando estava bem debilitada devido a um resfriado. Assim, enquanto eu estava espirrando e com dor de cabeça, pude me divertir e me inquietar com Orgulho e Preconceito - confesso que, por ser romance, eu tinha um pouquinho de receio de não gostar ou achar "bestinha", mas foi impossível não achar bonitinho haha Assisti o filme e fiquei bem satisfeita com a adaptação, que me pareceu aceitavelmente fiel, principalmente em relação aos diálogos. É certo que verei o filme novamente, e num futuro não muito distante.
  Talvez  a leitura mais significativa de todas destes últimos meses tenha sido a trilogia ainda inacabada chamada A Crônica do Matador do Rei, do talentosíssimo Patrick Rothfuss. Quem já visitou o blog da Celly, Me livrando, sabe que ela idolatra veementemente este autor, e não sem razão, o que pode ser confirmado por todos os leitores da trilogia. Os dois livros até então publicados são bastante extensos: O Nome do Vento possui 656 páginas e O Temor do Sábio tem 960 páginas. Se você curte fantasia épica e livros grandes, saiba que essa é a história para você. Não pretendo me estender muito no enredo aqui, pois provavelmente farei um post especial sobre estes livros, porque apesar da minha tremenda preguiça, eles merecem.
  Contudo, a minha maior alegria e empolgação literária se deve ao projeto de releitura de Harry Potter do qual estou participando. Organizado pela Gleice Couto, vários fãs se juntaram para reler um livro da saga por mês até dezembro. Julho é o mês de Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban, mas eu ainda não comecei a leitura. No fim de semana anterior ao dia em que escrevo isso, revi os cinco primeiros filmes com meu namorado, que tem a graça de ser potterhead. É possível que eu escreva algo detalhando um pouco melhor esta experiência, que é a minha terceira leitura de HP.
  Atualmente estou lendo O Rei do Inverno, primeiro livro da trilogia As Crônicas de Artur, do Bernard Cornwell. Ainda não progredi muito na leitura, mas confesso que o começo me pareceu um pouco monótono e eu cheguei a cogitar o abandono da leitura. Agora estou por volta da página 150 e estou gostando mais. Também estou relendo O Silmarillion, do Tolkien, mas estou bem no comecinho. Mesmo assim, já me encanto com toda a mitologia da Terra Média e estou ansiosa para ler mais, pois me lembro de pouquíssimas coisas da leitura anterior.
  Enfim, me sinto com o dever cumprido tendo ressurgido das cinzas aqui no blog e mandado um sinal de luz para quem se lembra de mim. Tentarei escrever mais alguns posts e guardá-los como rascunho no blogger, para o caso de uma nova ausência. Ah, acho que não comentei que fiz isso nos últimos meses: os posts mais recentes escritos por mim na verdade foram feitos quando eu ainda estava nas férias de verão.

#ahbemserio, por SHE

6 comentários:

  1. Que bom que apareceu (de verdade, hehehe)!! :D
    Se você gostou do filme de Orgulho e Preconceito, procure a série da BBC. O Colin Firth é O Mr. Darcy! Ficou perfeito! Depois de ver a série, a gente percebe que o Matthew MacFadyen não ficou tão fiel ao personagem (ele parece mais tímido q arrogante, pra mim). Deu pra ver que acho q série muito amor né? São 6 episódios e ficou mais fiel por ser mais longo.
    Acredita que abandonei O Rei do Inverno. Como vc disse que melhora, vou tentar de novo. Quem sabe...
    Não some de novo!!!!! ò.ó
    Beijos, moça!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Samy!
      Eu já tinha ouvido falar da série, mas não cheguei a procurar por ela. Se é da BBC, tenho certeza de que deve ser maravilhosa! Agora estou um pouco atolada com séries, mas assim que ver verei. Quem diria, hein, você me indicando séries haha
      Agora estou quase no final de O Rei do Inverno. Já posso dizer que gosto bastante do livro, aliás, daqui a pouco volto a ler e espero terminá-lo amanhã.
      Posso tentar não sumir, mas não me comprometo a nada haha
      Beijos!

      Excluir
  2. Oie, Cris.
    Postando pouco ou muito, você tem que fazer aquilo lhe deixa feliz, entende? Se blogar a satisfaz, mergulhe de cabeça. Caso contrário, pode deixar um pouquinho de lado. Eu poderia dizer que temos de blogar por amor, mas sei como é a sensação de acreditar que está escrevendo para o vento. Antes do MeL eu tive outros blogs, afinal de contas. Nem um deles era acessado, pra ser sincera.
    Enfim, o que importa é que você viva. Seja escrevendo, lendo ou estudando. Você teve uma ótima temporada de leituras e me decidi a ler cada livro que você citou nesse post, pois confio em seu gosto e sei que se você apreciou uma leitura, eu também vou apreciar.
    Faça o que achar melhor, mas saiba que se decidir ficar, eu sempre estarei aqui.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, que fofura, Celly! Ficarei muito contente em poder comentar sobre esses livros contigo :)

      Excluir
  3. Oi, Cris!! Adorei tuas leituras recentes! Estou há meses atrás do "Livro do Cemitério", mas ele nunca está em promoção (aí não dá pro meu bolso de teacher). Ainda não li nada do Gaiman, embora eu já tenha comprado "Deuses Americanos", "Filhos de Anansi" e os dois volumes de "Coisas Frágeis".
    Do Cornwell, estou lendo (ainda) "The Last Kingdom" e amando. Com certeza vou ler muitos outros livros dele!
    "O Silmarillion" é meu livro favorito! Muita gente não gosta muito dele, acha cansativo, mas eu adoro! A mitologia do Tolkien é incrível, e ele sempre será meu autor favorito.
    Que pena que não fiquei sabendo dessa releitura de Harry Potter! Eu participaria com certeza. Apesar de ler lido os livros uma dezena de vezes, faz tempo que não releio - e seria mais legal ainda fazê-lo assim, em grupo.
    Sobre "A Crônica do Matador do Rei", preciso reler "O Nome do Vento" antes de partir para "O Temor do Sábio", porque esqueci metade dos acontecimentos do primeiro livro. Triste, mas verdade (e vou ter que fazer o mesmo com "A Song of Ice and Fire").

    Ultimamente ando muito frustrada com a minha falta de tempo e meu rendimento fraquíssimo nas leituras, séries e filmes. Minhas postagens também estão escassas, tanto por causa do bendito tempo quanto por um certo desânimo quanto à falta de retorno. Há muitos blogs de literatura por aí e, infelizmente, isso torna difícil nos sobressaírmos sem muito, muito esforço (e divulgação). Mas ainda tenho esperanças que minha Nerd Bubble conquiste algumas pessoas por aí... E tu não pode desistir também. Embora existam centenas de blogueiros literários, poucos têm qualidade - e tu tens. Não nos abandone aqui! ^^

    Enfim, estou feliz pelo teu retorno e espero que continue por aqui, nos trazendo textos como esse ;)

    Bjs da Cami
    mynerdbubble.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa, Cami! Lágrimas querem cair agora haha
      Eu estava vendo os livros do Neil Gaiman nos sites e achei a maioria bem cara, mas eu tive sorte em poder ler da biblioteca da universidade haha Me dei conta de que preciso aproveitá-la bastante nos anos em que eu estiver lá.
      Agora já estou perto do final do livro do Cornwell e estou gostando bastante mesmo. Até me surpreendi, devido a minha pequena decepção com o início.
      Sabe que eu nunca tinha o hábito de reler livros. Isso só aconteceu com Harry Potter, mas agora estou me animando a reler outros, como é o caso de Silmarillion mesmo. Ah, eu tinha lido O Nome do Vento apenas algumas semanas antes de começar O Temor do Sábio, mas mesmo assim já havia esquecido algumas coisas. De qualquer forma, pretendo reler os livros daqui a um tempo, quem sabe nas vésperas de uma adaptação? haha
      Pois é, essa questão da falta do retorno no blog me pegou de jeito. Fico muito feliz em saber que tu gostou de mim e do blog :) Em relação aos leitores do blog, a qualidade das pessoas, como você, acaba me animando muito e "consolando" a falta da quantidade. Muito obrigada! Hoje você me fez feliz :)

      Excluir

Dê sua opinião sobre o assunto discutido acima :D

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Copyright © 2015 | Design e Código: Natana Duarte - Colecionando Livros | Uso pessoal