21 de junho de 2015

Post Especial: Dicas para ler clássicos


  Muita gente tem medo de ler clássicos da literatura. É muito provável que isso seja devido a linguagem mais erudita e que foge ao que estamos acostumados no cotidiano. Porém, eu diria que o fator principal é porque fomos/somos obrigados a ler esse tipo de livro na escola e ninguém gosta de fazer coisas por obrigação. Contudo, eu acredito que se tais livros nos foram recomendados, é porque eles têm uma mensagem importante para nos passar e merecem receber nossa atenção e admiração. É por isso que decidi dar alguns incentivos para quem ainda sente receio de livros mais antigos e sérios.

  QUEIRA LER OS CLÁSSICOS
  Em primeiro lugar, considero essencial que você tire da cabeça aquela impressão de estar sendo obrigado a fazer algo. É quase impossível gostar de ler esse tipo de livro se você já começa a lê-lo pensando que não queria estar fazendo isso e praticamente amaldiçoando o livro. Por mais que no fundo você se sinta obrigado, tente dizer ao seu cérebro que quer mesmo ler aquele livro, que ele pode sim ser muito legal e agradável - nem que você não sinta isso de verdade, mas pelo menos tente encarar a leitura como algo diferente de um fardo. Saiba que se você só ficar reclamando que esse tipo de livro deve ser chato, não vai mesmo conseguir gostar de lê-lo por puro preconceito de sua mente.

  NÃO É PRECISO LER MUITO A CADA VEZ
  Em um Young Adult, a escrita tem a intenção de ser bem fluida, pois o público alvo desse tipo de livro são jovens, que usam gírias, abreviações, ou seja, a linguagem é coloquial e isso nos permite prosseguir rapidamente na leitura. Já o contexto histórico em que esses livros mais antigos foram escritos é diferente, logo, a forma como as pessoas se comunicavam também era mais formal e, obviamente, isso vai estar presente nos livros. Mas como isso difere bastante do nosso cotidiano, fica mais complicado ler várias páginas de uma só vez sem se cansar ou se irritar com o livro e querer jogá-lo na parede. Dessa forma, é bom ter consciência de que a leitura de um clássico pode demorar mais e não se sentir mal por estar lendo o mesmo livro por, sei lá, algumas semanas. É normal e até bom, pois assim você consegue absorver mais conteúdo da história e a leitura será mais válida.

  NÃO COMECE COM LIVROS MUITO DIFÍCEIS
  Essa questão me parece óbvia, mas percebo que muita gente acaba pegando logo de cara um livro muito grande, complexo ou com uma linguagem muito elaborada. Tente algo mais simples, talvez ambientado em um passado não tão distante, ou ainda um romance da Jane Austen, se você gosta do gênero.

  ESCOLHA UM LIVRO COMENTADO, FAMOSO
  Escolha um gênero que desperte mais seu interesse, uma história famosa talvez. Quem nunca ouviu falar da suposta traição de Capitu? Se você ainda não leu Dom Casmurro, não acha que seria legal conhecer essa história que todo mundo comenta e poder ter sua própria opinião? Esse tipo de livro tão aclamado pode ser uma boa para quem quer ler algum clássico nacional. Outros títulos que eu já li são O Cortiço e Memórias de Um Sargento de Mílicias, e garanto que podem render uma leitura agradável a quem está disposto a lê-los.

  VARIE
  É bem comum não querer se arriscar em outros gêneros literários que não o seu preferido, mas isso precisa ser mudado urgentemente. Variar as leituras é fantástico e te proporciona uma maior visão de mundo. Sem contar que ler sempre do mesmo enjoa, cansa e perde a graça. Dê uma chance a outros gêneros, veja se também não pode gostar deles.

  NÃO DESISTA
  Se você já tentou ler algum clássico uma vez e não gostou, não guarde isso para toda a sua vida. É possível que apenas aquele livro em especial não o agradou e isso não implica que todos sejam daquela forma. No caso de você ter outras leituras planejadas no momento (como é o meu caso, que estou cheia de Fantasias Épicas), tente ler um clássico mais tarde, daqui a dois meses, meio ano, um ano que seja, desde que você busque esse tipo de livro algum dia.

  Enfim, acho que fiz a minha parte ao passar essas dicas aos leitores. Se você gostou do post, tem dicas de clássicos legais para serem lidos por iniciantes ou quer falar sobre seu clássico preferido, não deixe de comentar.

#ahbemsério, por SHE

4 comentários:

  1. Achei muito bom seu post!
    A dica que eu daria é principalmente uma dessas que vc deu aí: escolha um gênero mais próximo aos que você já tem costume em ler, para começar!
    Tomara que o post incentive pessoas a começarem ler clássicos! :D

    ResponderExcluir
  2. Amei este post! Eu tinha muito receio de ler os clássicos, mas foi com indicações dos professores e trabalhos de escola que eu descobri que eles eram muitos bons. Uns dos que eu gostei bastante foram: A moreninha, Senhora, Dom Casmurro, Memórias Póstumas de Brás Cubas (apesar de a primeira vez que li este livro odiei, só na segunda que fui gostar) e atualmente estou lendo Orgulho e Preconceito, da Jane Austen.

    Beijos

    http://lovelyplacee.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Cris!
    Adorei essa postagem. Comprei umas caixas fechadas de livro no ano passado e vieram váários clássicos. A ideia era revender todos, mas pesquisei sobre a história deles e alguns viraram uma meta, sabe? O que você disse sobre Dom Casmurro é super válido! Quero muito ler pra poder dizer enfim se eu acho que ela traiu ou não kkkkkkkkkkkkkkkkkk

    Beijos,
    Duas Leitoras

    ResponderExcluir
  4. Oie, Cris!
    Amei seu post. Senti que foi escrito pra mim. Tenho sim preconceito com clássicos, passo longe de todos! Não li nem uma das leituras obrigatórias na época do vestibular. Realmente não curto. No entanto, depois desse artigo acho que está na hora de rever alguns pré-conceitos. Sempre tive uma pequena curiosidade com O Cortiço, por exemplo. Mas não me atrevia a ler por medo de não gostar. Agora paro e me pergunto: se for pra ter medo de me decepcionar, nunca mais deveria tentar ler nem um livro, né?
    Obrigada por me fazer abrir os olhos, Cris. Amei o seu post.
    Com muito carinho,
    Celly.

    ResponderExcluir

Dê sua opinião sobre o assunto discutido acima :D

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Copyright © 2015 | Design e Código: Natana Duarte - Colecionando Livros | Uso pessoal