9 de abril de 2015

Texto: Minhas dicas sinceras para o ENEM


  Oi, pessoal!
  O post de hoje é diferente; é uma questão de utilidade pública. Se tem uma coisa que eu adoro falar – e acredito que falo com propriedade – é sobre como estudar melhor. Vocês já devem ter percebido que eu sou uma nerd e me orgulho muito disso. A minha especialidade é Exatas (Matemática, principalmente), mas eu domino parte considerável de todas as áreas cobradas nos vestibulares e ENEM. Ué, mas como assim, Cris? Bom, isso foi graças a muitas horas de estudo e esforço.
  Indo direto ao ponto, eu pretendo fazer uma série de posts dando minhas dicas mais sinceras para o ENEM – e provas em geral, na verdade. Se você é vestibulando, acredito que poderá tirar um bom proveito dessas dicas. Mesmo no caso de você já ter passado dessa fase, creio que ainda assim poderá aprender um pouco ou indicar o conteúdo do blog para quem está precisando de uma ajudinha para entrar na faculdade.


TENHA UM OBJETIVO! 

  Uma das coisas mais importantes é saber o que você quer para sua vida. Se você realmente quer entrar em uma boa faculdade e seguir uma profissão que exige muito conhecimento, então precisa ter noção de que isso vai exigir esforço. Então tenha sempre em mente o que você quer. Se ainda não sabe, já está mais do que na hora de decidir. Para isso, conversar com outras pessoas, tanto da sua idade quanto mais velhos, é uma ótima ideia.
  Mas lembre-se: você não precisa se casar para toda a vida com seu primeiro namorado. Se escolher o curso errado, ainda vai poder voltar atrás e recomeçar. Só escolha algo que te faça feliz.

ARRANJE FORÇA DE VONTADE

  Para conseguir passar por toda a maratona de estudos até no mínimo entrar no curso desejado, é preciso ter muita força de vontade. Para não desistir diante das dificuldades, você precisa desejar alcançar seu objetivo mais do que tudo.
  Particularmente, uma das coisas que mais me ajudaram foi pensar que se eu passasse em uma boa universidade iria poder jogar isso na cara de todos que duvidaram de mim, principalmente na cara do meu pai. Olha, isso funcionou muito mesmo! Não se acanhe em pensar parecido.

SAIBA QUE  TERÁ DE ABRIR MÃO DE MUITAS COISAS, MAS NÃO TODAS

  É importante ter a consciência de que estudar é algo que demanda tempo. Além de ir à escola pública, eu estudava durante todo o turno inverso. Logo, tudo que eu fazia antes teve que ficar em segundo plano. Tive de abrir mão de muitas coisas que gostava, mas saiba que não me arrependo disso.
  Porém, vida de vestibulando não pode ser só de tortura. É preciso ter atividades que te recompensem, senão você irá fraquejar logo. Além do mais, mesmo que seja pouco o tempo da diversão, ele vai acabar se tornando cada vez mais precioso e você saberá aproveitá-lo muito melhor.

VOCÊ NÃO PRECISA DE CURSINHO

  Quando eu comecei a estudar, estava em pânico por não ter dinheiro para pagar um cursinho preparatório e já achava que não conseguiria aprender todo o conteúdo. Mas te digo uma coisa: se você tiver disciplina, consegue estudar em casa tranquilamente e até se sair melhor do que quem faz cursinho. Da mesma forma, uma ótima universidade não forma um bom profissional se não houver interesse do aluno. Tudo depende de você!
  Aliás, em breve vou fazer um post especial só com dicas para estudar em casa.

NÃO ENTRE EM PÂNICO!

  Chorar, ficar nervoso e entrar em pânico são coisas normais para os vestibulandos e acredito que são até necessárias. Por isso é importante ter um porto seguro (o meu foi crer que Deus me ajudaria) e acreditar que você está dando o seu melhor para conseguir passar no vestibular. Se fizer isso, o pânico poderá ser controlado.

  Espero ter te ajudado dividindo um pouco da minha experiência com o assunto. Se você gostou do post, deixe um comentário, pois isso me incentivará a continuar dando dicas e melhorando o conteúdo do blog. Ah, e se você tiver mais conselhos para essa questão psicológica, não deixe de comentar também.  Comente, comente, comente!

#ahbemsério, por SHE

10 comentários:

  1. Dicas sensacionais! Graças a Deus eu já passei dessa fase.
    Acho que de um modo geral, como é uma prova que irá avaliar todos os seus anos de estudos, o negócio é relaxar e fazer o seu melhor. Uma das coisas que sempre fez com que eu me saísse bem no enem e vestibulares da vida foi exatamente a minha habilidade em ficar calma em momentos de pressão.
    Conheci pessoas inteligentíssimas que não tinham resultados tão bons devido o estresse e a ansiedade, recomendo meditação, para mim funcionou.
    Gostei da postagem, um abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também conheço pessoas assim que se prejudicaram muito por questão do nervosismo. Eu quase fui uma dessas, mas acabei me acalmando ao fazer vários simulados.
      Fico muito feliz de saber que você gostou :)

      Excluir
  2. Já fiz o Enem e achei suas dicas muito válidas, não só para o Enem mas também para tudo que se precise estudar nessa nossa vida. Continue com esse tipo de post pois ajudará muitas pessoas :D

    www.eucurtoliteratura.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada! Agora vou ter que continuar mesmo :)

      Excluir
  3. Olá bom dia!!
    Adorei suas dicas, prestei ENEM à 2 anos atras, quando terminei o colegial, e acho que passamos pela mesma coisa, eu não tinha dinheiro para pagar cursinho e tive que me virar sozinha, muita gente duvidava de mim e mesmo assim eu encontrei forças para me superar!! É muito importante ter disciplina e também consciencia dos sacrificios, pois a cada caminho que você escolhe seguir os outros ficam para tras, a cada escolha que você faz, uma outra tem que ficar para tras!!
    Parabéns pela perseverança, desejo tudo de bom em seus estudos e na sua vida!!
    Beijos,
    http://thelivedoll.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, estudar exige muito da gente, mas estou bem feliz com os resultados disso! Muito obrigada e desejo o mesmo para você :)

      Excluir
  4. oiiii!! Vim conferir o post novo porque eu sempre esqueço de comentar mesmo eu vindo sempre que eu lembro. Como eu sigo um monte de blogs eu nunca sei quando cada um vai postar um texto novo e tal kkk eu fico todo perdido.. Enfim, aqui estou eu e adorei o post. Abraços, Guto!

    Cris sua sumidaaaaaaaaaa saudadesssssssss

    lumenseries.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Olá,
    passei por essa de fazer ENEM esses tempos e deu certo! Sempre estava de olho nas dicas de quem já tinha passado por isso e ficava super de olho.
    Pra quem acha que só quem vai fazer medicina e direito que tem que estar muito está muito enganado! Com essa concorrência acirrada e ampla que é o ENEM todos devem estudar bastante e estar por dentro das atualidades! Afinal redação vale bem mais!
    Estudar é um serviço, exige tempo e esforço, mas os frutos colhidos no final com certeza valerão a pena, não tem sensação melhor que ver seu nome na lista de classificados.
    Belo post,
    beijos,
    Aly

    www.meusdespropositos.blogspot.com
    instagram: @despropositos

    ResponderExcluir
  6. Adorei as dicas, Cris. Esse ano é o meu ano de vestibulanda, mas estou me sentindo calma, apesar de toda o estresse natural desse período. Uma coisa que minha mãe sempre me diz tem ajudado a me acalmar: "Se estressar com um problema, só tornará ele pior". Ou seja, esse ano o importante é fazer o melhor de si e ter fé que dará tudo certo no final! Beijinhos, Beatriz.

    www.odiariodeumaescritorainiciante.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. Olá, Cris. Entrei na faculdade esse ano (em fevereiro), e como sou novato, estou terminando meu primeiro período agora, mas estou com uma duvida. Se eu não conseguir tirar boas notas no primeiro período, eu passo pro segundo período, mas vejo também as matérias no primeiro período tudo de novo, ou se eu bombar, eu continuo no primeiro período?

    ResponderExcluir

Dê sua opinião sobre o assunto discutido acima :D

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Copyright © 2015 | Design e Código: Natana Duarte - Colecionando Livros | Uso pessoal