31 de março de 2015

Resenha do Livro: Mestre Gil de Ham


Título: Mestre Gil de Ham

Subtítulo: A ascensão e aventuras maravilhosas de Mestre Gil, Fazendeiro, Senhor de Tame, Conde de Worminghall e Rei do Pequeno Reino

Autor: J. R. R. Tolkien 

Editora: LeLivros

Ano: 1949

Especificações: 130 páginas | Ebook

  Este é um pequeno livro de J. R. R. Tolkien e, motivada pela minha admiração pelo autor, resolvi lê-lo. A história é mesmo breve, sendo retratada em um livro de 130 páginas, em que, de fato, apenas cerca de 60 são direcionadas para a história em si, ainda contando com diversas ilustrações para aumentar a quantidade de páginas. Isso permite uma leitura rápida e agradável, sendo um livro ideal para aqueles que sentem curiosidade pela obra do professor Tolkien, mas não se arriscam a desbravar a Terra Média através de seus livros com linguagem mais complexa e cansativa.

  Antes de lê-lo, em ebook, não sabia muito bem o que esperar da história. A capa me lembrou Tom Bombadil, um ser que ajuda os hobbits no começo de sua trajetória em A Sociedade do Anel. Contudo, fiquei surpresa por aquele Reino Médio, cenário de Mestre Gil de Ham, nem estar dentro dos limites da Terra Média, mas sim em uma Inglaterra de milênios atrás. Mesmo sem os típicos elfos ou anões de Tolkien, temos dragões e gigantes na história, o que também consegue caracterizar a obra com a pitada fantástica do autor. Assim, de forma mais singela, há uma associação do mundo em que vivemos com a realidade paralela da Terra Média, o que é muito interessante.
  Mas e o enredo? Bom, temos um simples fazendeiro que podemos chamar de Gil – o livro seria um apanhado de uma história passada, em uma época em que os nomes seriam latinizados e o nome completo do protagonista seria Aegidius Ahenobardus Julius Agricola de Hammo. Este personagem vivia em uma região chamada Ham, que foi para onde se dirigiu um gigante capaz de destruir a comunidade. Gil então se dispôs a espantar a criatura, que acabou mesmo indo embora e deixando Ham em paz, mas não exatamente por causa dos esforços de Gil. Porém, o povo acaba considerando-o um herói e ele é até reconhecido pelo rei, recebendo uma espada. Acho que não é uma boa ideia revelar muito mais do enredo, só o que se precisa saber é que, mais tarde, Gil precisa enfrentar um dragão e conta com sua sorte novamente.


  Eu diria que o enredo é básico, não muito complexo, mas bem interessante para crianças e até adultos, pois quanto mais experiência se tem, consegue-se captar melhor a mensagem de Tolkien e suas indiretas.  Eu realmente tive um tempo agradável enquanto lia a obra e a edição é incrível. Além das ilustrações, há um prefácio e vários extras contando um pouco sobre o processo de criação de Mestre Gil de Ham e suas continuações, que acabaram não sendo terminadas. Descobre-se que, originalmente, essa história era ainda mais breve, contando com umas 20 páginas. Outro detalhe é que há uma versão inicial desses dois contos que dariam continuidade para Mestre Gil, e neles até dá para se analisar as correções de Tolkien. Enfim, foi muito legal poder acompanhar esse processo de criação de uma história, ainda mais por ser do Professor.

  Roverandom é outro livro incrível e pequeno do Tolkien que pretendo ler em breve. Já fui influenciada pela resenha da Ana, do Seis Milênios, então deem uma olhada nela enquanto eu não leio e resenho :)

#ahbemserio, por SHE

23 comentários:

  1. Adorei a resenha, não conhecia o livro, e fiquei curioso para o ler, parabéns pelo belo blog e continue assim :)

    ResponderExcluir
  2. Sou louco para começar a ler Tolkien mas ainda não tive oportunidade. Por mais que este livro tenha me chamado atenção, acho que irei começar por outro livro dele, talvez um mais famoso.

    Ótima resenha!
    www.booksever.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho melhor também, porque esse não é exatamente a história pela qual ele ficou famoso. Comece com O Hobbit!

      Excluir
  3. Eu sou a única pessoa que não gosta de Tolkien? Provavelmente. Eu não consigo ler nada desse cara, é sempre tudo tão lendo, muito descritivo e que não vela a lugar nenhum, sabe? Sei lá, só acho meio chato.

    http://laoliphant.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha, gostar de Tolkien é meio que um estilo de vida. Não precisa fazer sentido e ter um objetivo, é uma forma de encarar o mundo e admirar uma criação; é coisa de nerd mesmo, no caso de O Senhor dos Anéis. Mas se você leu a resenha, pôde perceber que esse livro não é tão descritivo e lento, mas vai direto ao ponto.

      Excluir
  4. Olá =)

    Apesar de gostar da escrita do Tolkien, não tenho mais tanta paciência para livros tão descritivos. Já tive mais. Gostei da resenha, mas no momento não é um livro que me atraia.

    Beijos
    http://www.estantedarob.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mas eu disse que esse livro é mais objetivo e curtinho, não exige tanto da sua paciência.

      Excluir
  5. Oi, Cris! Tenho ele aqui, mas ainda não li. Espero ler em breve :)

    http://melivrandoblog.blogspot.com.br/
    Rafa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tê-lo é o primeiro passo! É bem curtinho, então dá para ler logo :)

      Excluir
  6. Olá
    Não é algo que leria mas com certeza mostraria para alguns amigos que são fãs do autor e desses tipo de história, afinal, o enredo está super interessante, e sua resenha ficou ótima ;)

    ResponderExcluir
  7. Oi Cris, parabéns pela resenha! O livro parece ser mesmo ótimo!
    Ainda não li nada do Tolkien, sempre me falam que a escrita dele é bem densa e um pouco cansativa porém maravilhosa, ai eu meio que fico adiando rss, mas qualquer dia me aventuro em uma de suas obras!

    =)

    http://joandersonoliveira.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Faça isso! Ter uma experiência de leitura com Tolkien é fantástico.

      Excluir
  8. Olá,
    Não conhecia esse livro do J. R. R., aliás, tenho que mudar essa situação de ainda não conhecer na íntegra as obras desse autor, que é tão prestigiado e talentoso. Vou esperar ficar mais folgada nas leituras de parceria para poder ler algo dele.
    Beijos.
    Memórias de Leitura - memorias-de-leitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. Olá,
    Não conhecia esse livro do J. R. R., aliás, tenho que mudar essa situação de ainda não conhecer na íntegra as obras desse autor, que é tão prestigiado e talentoso. Vou esperar ficar mais folgada nas leituras de parceria para poder ler algo dele.
    Beijos.
    Memórias de Leitura - memorias-de-leitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse livro é uma boa opção, pois não é uma história que te exige tanto :)

      Excluir
  10. A resenha ta muito boa e digo pq sou muito fã de J. R. R. Tolkien

    J. R. R. Tolkien

    ResponderExcluir
  11. Oi Cris, tudo bem?

    Vou confessar que não curto Tolkien, então não leria o livro. Mas meu namorado é apaixonado pelo autor huahuahua. Quem sabe um dia eu nao acabo cedendo e lendo?

    beijos
    Kel
    www.porumaboaleitura.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mas o livro é tão curtinho e agradável! Foge bastante do estilo denso de LOTR.

      Excluir
  12. Oi Cris, tudo bom?
    Nunca li nada do Tolkien, apesar de ter um grande interesse nos livros dele no momento estou cheio de leituras atrasadas (rs). Adorei seus comentários sobre, o enredo através de suas palavras me conquistaram e já deixei a dica anotada, espero ler brevemente e qualquer coisa te falo o que eu achei (:

    Beijos,
    http://umgrandevicioliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Oi, Cris!
    Preciso urgente fazer uma maratona de Tolkien, e é um projeto pra vida: reler todas as obras em ordem cronológica, começando com Silmarillion. Já li Senhor dos Anéis duas vezes e Hobbit umas cinco, por isso sempre fico enrolando pra pegar os outros livros; preciso parar de reler essas obras e começar logo esse projeto! Hahaha. Mas esse ano estou me dedicando ao Reading Challenge e ao Livros & Filmes, quem sabe ano que vem eu me animo? :D
    Bjos,

    Mari
    Mari The Reader

    ResponderExcluir

Dê sua opinião sobre o assunto discutido acima :D

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Copyright © 2015 | Design e Código: Natana Duarte - Colecionando Livros | Uso pessoal