11 de março de 2015

Post Especial: A leitura da série O Mochileiro das Galáxias

  O post de hoje será semelhante ao post sobre a trilogia O Senhor dos Anéis, pois são livros que achei mais adequado não resenhar separadamente por motivos de spoilers indesejados. Alguns meses atrás já resenhei os dois primeiros livros da série, então se quiserem dar uma olhada, é só entrar nesses links: O Guia do Mochileiro das Galáxias e O Restaurante no Fim do Universo.

 

  Falar da série O Mochileiro das Galáxias é uma tarefa bem complicada para mim. Sabe quando você ama muito certos aspectos da história, mas se irrita com outros? Mas a questão é que, com relação a essa série, esse sentimento é intenso demais e eu mal sei expor o que sinto.
  De uma forma mais clara, eu adorei os dois primeiros livros, gostei bastante do terceiro, mas o quarto e quinto passaram a me irritar pra caramba. Mas antes de falar dos motivos para isso, seria sensato da minha parte explicar um pouco da história para os novatos.


  Bom, estava lá Arthur Dent, um britânico viciado em chá, vivendo tranquilamente – na medida do possível – na sua casa, até que um dia querem derrubá-la para a construção de uma rua. Ainda por cima seu amigo Ford Prefect – que na verdade é um alien abandonado na Terra – o avisa que a Terra está prestes a ser destruída por naves Vogon, que são aliens detestáveis. Os dois conseguem escapar do fim do planeta e pegam uma carona nessa nave, dando uma de mochileiros. Depois de alguns acontecimentos nessa nave, eles são salvos por Zaphod Beeblebrox, o presidente da galáxia que roubou a super nave Coração de Ouro, e pela humana Trillian. Além desses personagens, há o androide paranoide Marvin, que reclama de tudo e é extremamente depressivo (ele foi projetado para ser parecido com as pessoas).
  Ao longo dos três primeiros livros esse grupo se mete em várias aventuras pelo espaço, viagens no tempo, restaurantes no fim do Universo, buscas pelo sentido da vida, do universo e tudo mais... Ah, e há o Guia do Mochileiro das Galáxias, que é uma espécie de e-book/enciclopédia/desciclopédia. Nele há informações sobre a vida nos mais diversos lugares, a história galáctica, mas tudo com um tom de humor negro admirável, sendo muito útil àqueles mochileiros da galáxia que não querem gastar muito em suas viagens.  
  Já o quarto livro se passa basicamente na Terra, tratando de um romance de Arthur com uma garota um tanto anormal. Nesse Até mais, e Obrigado pelos Peixes! não temos tantas loucuras de ficção científica e eu acho que a história se perdeu por não apresentar isso tão vivamente, afinal, é um livro de Sci-Fi e eu queria ler sobre isso. Praticamente Inofensiva volta a abordar o ponto de vista de Trillian, que havia sido esquecida no livro anterior. Só fiquei decepcionada por não ver mais nada sobre o destino de Zaphod, que por mais que eu o deteste, no fundo gosto bastante.
  Talvez o mais admirável seja a reflexão que a série nos proporciona. Será que estamos levando nossa vida de um jeito que vale a pena? E se o mundo acabasse amanhã? E qual o sentido de estarmos aqui? Por que as coisas acontecem da forma como acontecem? Bem, não encontramos as respostas expostas claramente, mas a forma como a história é conduzida nos permite chegar a nossas próprias conclusões sobre a vida, mas eu até consegui encontrar uma explicação razoável para o número 42 (que seria a resposta para todas essas questões). Por exemplo, a mensagem que mais me impactou é que as coisas acontecem do jeito que precisam acontecer e elas vão ser desse jeito indiferentemente de outros fatores. Então, se algo dá errado na minha vida, é muito provável que tenha sido melhor assim, pelo menos por enquanto (algumas pessoas devem conhecer meu drama com a bolsa de estudos na Universidade. Sim, fiquei muito triste com o rumo que isso tomou, mas acredito que é possível que isso me traga uma lição: não colocar todas as suas expectativas em cima de algo, não se matar estudando e não viver, não entrar em desespero, etc).

  Enfim, por mais que eu possa ter arrastado a leitura dos últimos livros, me diverti demais com O Mochileiro das Galáxias e acho que lê-los é uma experiência muito válida – além de os livros terem um preço super em conta. E a forma como Douglas Adams escreve é tão genial que dá vontade de mostrar determinados trechos para todo mundo que está ao seu lado, então é mais prático mandar as pessoas lerem todo o livro de uma vez. Sabe aquela frase clichê Vivendo e aprendendo? Com esses livros eu posso usar sem medo a expressão Lendo e aprendendo.

#ahbemsério, por SHE

30 comentários:

  1. Nossa! Feliz em ver uma das minhas séries favoritas aqui. O Guia é realmente uma leitura que vale a pena e o Douglas não é nada menos que um gênio. As outras obras dele também são demais!
    beijos,
    whoosthatgirrl.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Li os dois primeiros até agora, pretendo continuar a série, confesso que seu comentário um pouco me desanimou e um pouco me deixou curiosa: como assim na terra novamente? Quero saber hehe

    http://www.eucurtoliteratura.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ehueheu Pois é, tudo é possível nesses livros. Eu nem reparei que "meio que soltei spoiler". Mas por mais que eu não tenha gostado "tanto" dos últimos, ainda é uma leitura legal e, como não são grossos, você consegue ler em pouco tempo.

      Excluir
  3. Ai, eu amo essa série! Eu a li quando ainda estava na escola, há quase 10 anos (meu Deus, vai fazer 10 anos que saí da escola!). Fui devorando todos os livros <3
    Você já assistiu ao filme? Também é legal, eu adorei ver o robozinho hahaha
    Te espero lá no meu blog: www.literasutra.com
    Um abraço,
    Monalisa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vi o filme, sim! Gostei ainda mais por causa do ator que faz o Arthur Dent, que é um dos meus preferidos, pois ele atua em Sherlock, a série da BBC.

      Excluir
  4. Sua resenha ficou ótima, e ele voltou a toda com uma promoção que o submarino fez, porém ele não faz meu estilo,
    Bjus

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nem todos encaram uma ficção científica mesmo.

      Excluir
  5. Oláá
    Essa série é uma que sempre ouvi fala por ter muita gente ao meu redor que gosta, eu nunca tentei ler mas foi por falta de oportunidade, eu pretendia e depois acabei desistindo mas acho que ainda arriscaria a leitura.
    Adorei o post e a dica.

    Reality Of Books
    Catharina
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tente aproveitar uma das promoções do Submarino! É uma ótima chance para comprar esses livros e lÊ-los.

      Excluir
  6. Oi, tudo bem?
    Eu tenho essa série e comecei a ler ela, mas depois acabei desistindo, eu até estava gostando, mas a leitura foi se tornando algo meio arrastado :c Mas eu pretendo ler essa série toda ainda, mais ainda depois dessa sua resenha que me animou bastante mesmo com os pontos negativos.

    Beijos :*
    Larissa - http://srtabookaholic.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na primeira vez que eu fui ler os livros também parei na metade, mas quando tentei de novo nada me impediria de não concluir hehe Faça como eu e tente outra vez.

      Excluir
  7. Eu não tenho muito interesse nesta série, já pensei em comprá-la para meus filhos, mas acabo sempre deixando para depois. Vou dar mais uma pensada, quem sabe agora vai?
    Bjs, Rose.
    Fábrica dos Convites

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não sei se é a melhor escolha para crianças, pois há algumas insinuações sexuais e indiretas políticas. De qualquer forma, dependendo da maturidade dos teus filhos, eles podem gostar da leitura.

      Excluir
  8. Eu amo muito OGDMG, é meu livro favorito (to esperando fazer 18 pra tatuar 42 e não entre em pânico), já tive um blog com o nome "Cadê a toalha?" por conta do livro. Você simplesmente falou tudo o que estava na minha mente a muito tempo, parabééééns <3

    Beijos, Ahri.
    http://dois-players.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que você gostou! Eu também tenho vontade de fazer tatuagens literárias, mas ainda quero esperar um pouco pra ter certeza de que não vou me arrepender. Ah, e mesmo reclamando um pouco, eu tenho um carinho imenso por O Guia do Mochileiro das Galáxias. E vou procurar esse teu blog, fiquei curiosa.

      Excluir
  9. Olá,

    Sempre vejo essa coleção com o preço bem acessível, mas nunca me senti tentada a comprar. Não me interessei mesmo pela coleção. Essa leitura eu irei passar apesar de todo o aprendizado que ela possa passar.

    Beijos.
    Visite: Paradise Books BR // Participe: Top Comentarista

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nem todos curtem Sci-fi, fazer o quê, né?

      Excluir
  10. Olá,

    Sempre vejo esses livros com preço acessível, mas nunca tive o interesse de comprar. Mesmo com todo o conhecimento que ele possa passar no momento não leria. Quem sabe em uma outra oportunidade.

    Beijos.
    Visite: Paradise Books BR // Participe: Top Comentarista

    ResponderExcluir
  11. Nunca tive interesse em ler a serie.
    Confesso que uma vez quase comprei na internet pois estava muito barato, mas ai o meu racional bateu e falou: vc vai realmente ler a serie? e entao eu nao comprei
    Gostei da resenha, mas nao tenho o minimo interesse, nao sei porque
    Beijao
    Gio – Clube das 6
    http://www.clubedas6.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não são todos que gostam do gênero mesmo. Eu também não sinto o mínimo interesse por outras sagas, mas fazer o quê, né?

      Excluir
  12. Sempre leia várias resenhas positivas desses livros, e cada vez fico mais empolgado. Preciso le-los urgenteeeee #Adorei a resenha (:

    PS: Cris acabou THE 100 e meu coração está em mil pedaços rs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. UHEUE espero que goste dos livros.
      VocÊ sempre me lembra de ir ver a série. Sério, eu acho que só me animo mais pra ver The 100 por causa disso. Também estou bem triste por causa dos hiatus, pois terminei Doctor Who e agora só tem de novo em Agosto. Já Sherlock, bom, esse hiatus é milenar, então já estou acostumada com a dor hehe

      Excluir
  13. Oi Cris, tudo bem?
    Eu adorei sua resenha da série, uns 10 anos atrás mais ou menos li O Gui, amei, mas quando comprei o restante da série para completar, não sei porque perdi o foco e só li até o início do quarto livro, preciso tomar vergonha na cara e reler os primeiros e terminar.
    Não lembro muita coisa, mas adoro o Marvin <3
    Bjs

    A. Libri


    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu tinha começado a ler os primeiros no ano passado, mas também desanimei a partir do quarto. Só li agora pra completar a série mesmo.

      Excluir
  14. Hey,
    Adorei esse apanhado pela série e só pelo enrendo já dá pra perceber que mesmo que os dois últimos livros sejam um meio decepcionantes a leitura da série é super válida. Acho tão legal quando ao terminar uma história ela te faz refletir e retirar lições para sua própria vida, só isso já faz com que a leitura valha a pena.
    Beijos,
    Dois Dedos de Prosa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, é uma leitura super recomendada.

      Excluir
  15. Oi, Cris! Adorei a resenha da série. Quero muito lê-la, porém só encontro as edições econômicas... Tenho um certo preconceito com edição econômica... rsrs

    Beijos,
    http://melivrandoblog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. euhue mas eu acho que as edições econômicas desses livros até que estão bem boas; tem páginas amarelas e tudo, só a diagramação que é mais apertada e, o que mais me incomoda, não tem orelhas. AMO orelhas hehe

      Excluir
  16. Menina, acredita que eu ~acho que descobri uma referência ao Guia em um romance de época??? Fiquei sem saber que eu fico vendo referências nerds onde não tem, ou se era mesmo! Independente, achei o máximo! hahahaha
    Eu não comprei na promoção do submarino ainda porque odeio livro sem orelha! hahaha xD
    E como é edição econômica, não vem com orelhas! :(
    Mas meu marido tá querendo muito comprar de uma vez, vamos acabar não resistindo. O melhor mesmo é fazer uma resenha só. Acho que vou fazer isso para Desventuras em Série!

    Infinitos Livros

    ResponderExcluir

Dê sua opinião sobre o assunto discutido acima :D

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Copyright © 2015 | Design e Código: Natana Duarte - Colecionando Livros | Uso pessoal