5 de janeiro de 2015

Resenha da Série: Sherlock


  Está aí uma coisa que eu amo com todo o meu coração: a série Sherlock, da BBC. Eu vivo estimulando as pessoas a assistirem essa série, e a Aline é uma prova disso, já que eu falo o tempo todo que ela deve vê-la. Então o objetivo desse post é fazer com que você conheça um pouco sobre Sherlock e vá ver os episódios! Faça isso mesmo, você não vai se arrepender! 

 



  Às vezes eu me pergunto por que eu gosto tanto dessa série e o que ela tem de diferente das outras séries de detetive. Uma definição muito boa é que “Sherlock não é uma série de detetive, é sobre um detetive”; ela não se baseia apenas em falar sobre casos mirabolantes, mas apresentar a vida desse peculiar britânico e seu amigo Watson. E a maneira como isso é feito é tão espetacular que eu fico de queixo caído.
  Eu digo que é espetacular porque Sherlock tem muita qualidade. Os episódios são como filmes, a fotografia é linda, os atores são surpreendentemente carismáticos e ótimos profissionais, os diálogos são divertidos e inteligentes, os casos são intrigantes, enfim, tudo é perfeito. Eu não consegui resistir e me apaixonei pela adaptação.

Percebe como a Produção se preocupa com cada detalhe para a cena ficar linda?

  Outra coisa interessante é que como essa série é produzida pela BBC, que é inglesa, ela foge bastante aos padrões americanos de séries com temporadas anuais com mais de vinte episódios. Cada temporada de Sherlock tem apenas três episódios – só que são 90 minutos, então compensa nesse sentido –, sendo que são três temporadas também. Você poderia agora reclamar “Mas é isso muito pouco!”. Então eu ti retrucaria dizendo que já estamos muito bem ofertados nesse tipo de série padrão, mas por que não tentar um estilo novo? Um estilo que preze a qualidade ao invés da quantidade?
The game is on
  Anteriormente eu falei que essa é uma série sobre um detetive, então o foco é exploração dos personagens; a química e amizade entre Sherlock e John; a atuação esplêndida dos atores; os detalhes... Para mim os casos ficam em segundo plano, apesar de isso não significar que eu os menosprezo. Eles ainda são fantásticos e diferentes, mas quando eu vejo essa série, meu olhar é logo puxado para Benedict Cumberbatch (Sherlock) e Martin Freeman (John), porque eles são incríveis <3


  Mas não só os protagonistas são esplêndidos: Andrew Scott interpreta um Moriarty surpreendente com um sotaque incrível. Esse é aquele tipo de vilão que você não consegue não amar, mesmo ele sendo cruel e psicopata. Sempre que Moriarty entra em cena minha atenção se volta para ele.

Moriarty
  Já que eu falei do sotaque do Moriarty, não poderia deixar de destacar como é demais poder ouvir o sotaque britânico dos atores. Não tem como não se derreter pelos britânicos. Sim, eu tenho uma queda enorme por esse sotaque. Mas como não ter, não é? Perceba então que essa é uma série para ser vista legendada! Não invente de ver dublagens, pelo amor de Deus.
  Enfim, eu falei várias coisas sobre a série, mas sei que não cheguei nem perto de expressar o quanto eu a amo e como eu sou viciada nela. E o fandom é demais também, os ships, as fanarts, os memes, tudo! VICIANTE hehehe a série parece ser feita para os fãs, pois os diretores Mark Gatiss e Steven Moffat quebram nossos pobres corações de fangirls.
  Como recado final, eu gostaria realmente de frisar que você que está lendo isso deveria começar a assistir a essa série! Eu não consigo imaginar como não gostar dela e nem encontrar defeitos significativos. E apesar de os episódios não seguirem a risca os livros – em geral, só com algumas referências aos casos originais –, eu poderia apostar que caso Sir Arthur Conan Doyle vivesse na atualidade, ele teria criado um Sherlock muito semelhante ao retratado pela série. ASSISTAM!!!!

Martin Freeman como Bilbo; e Benedict Cumberbatch
P.S.:   
“Sherlock e John” também poderiam ser chamados de “Smaug e Bilbo”, já que os atores interpretam esses respectivos papéis na trilogia de filmes O Hobbit. ~eu sinto que você vai falar “ué, como um ator interpreta o dragão Smaug?” há toda uma captura de movimentos do Benedict e ele ainda empresta sua voz potente ao dragão.~  

P.S.²: 
Mil perdões se você achou que esse texto ficou muito fangirl e se eu não consegui transmitir exatamente como é a série. É muito complicado falar de algo que se gosta tanto sem despejar elogios para todo lado.

#ahbemsério, por SHE

25 comentários:

  1. Quando estava lendo o texto, pensei a mesma frase que colocastes: “ué, como um ator interpreta o dragão Smaug?”. Sabia que alguém ia pensar nisso também hahaha. Fiquei interessada em ver a série agora, só preciso terminar de ver todas as outras... (k)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Luna, eu já ti falei um monte que amo essa série, né? Veja mesmo mesmo mesmo!

      Excluir
  2. Cara, primeira vez que eu venho no blog e já amei seu post e sua maneira de escrever.
    Não ficou muito fangirl, eu adoro Sherlock, é uma das séries atuais de maior qualidade (como vc mesma disse)e são incontáveis os pontos positivos.
    Não sei se você sabe, mas o Sherlock Holmes sempre foi apelidado de "o Batmam britânico" e todas as piadinhas gays feitas na série como um paralelo à famosa série do Batman na década de 60 foi uma sacada simplesmente genial.
    Os atores, como você também disse, são realmente fantásticos. Os protagonistas são sensacionais, e mesmo assim, Moriarty (<3 lindo, amo) consegue seu destaque sempre que bota a cara na tela.
    A única coisa que vou ter que discordar de você (não, não é sobre o sotaque, rlx, não existe uma pessoa que não goste dele) é sobre o formato da série. Ok, é um formato que preza a quantidade, Sherlock não precisava ser mais uma série policial com 25 eps por temporada. Mas existem várias outras séries que mantém o formato clássico (mais ou menos 12 eps por temporada) e não perdem sua altíssima qualidade por isso. Por exemplo: House of Cards, MadMen, The Walking dead, etc.
    Acho que os hiatus de Sherlock são grandes demais. Tão grandes que desanimam. As vezes eu vou citar minhas séries favoritas e sherlock não vem a minha cabeça, porque eu já estou a tanto tempo sem assistir que meu cérebro guardou como se fosse um filme (é, eu assisto tanta coisa que fica difícil catalogar. kkkk)
    Adorei o post, de verdade, vou parar antes que esse comentário consiga ficar maior que ele. rs Bjão!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada por esse comentário gigante!!! Adoro ver isso!
      Eu não sabia dessa referência entre Sherlock e Batman, mas fiquei super contente em saber. Afinal, quem não quer ser o Batman?
      Eu concordo que seria incrível se houvessem mais episódios, mas eu tento me conformar com esse formato atual. Acho que não adianta muito reclamar, temos que aceitar. Para isso ficar mais fácil, eu tento fingir que essas 4h30min por temporada equivalem a dois filmes, e como cada temporada é lançada de dois em dois anos (hiatus desgraçado), é quase como uma série de filmes de uma saga de livros, com um filme por ano. Sei lá, é só a minha forma de lidar com isso.
      E obrigada pelos elogios, fiquei muito contente mesmo :)


      Excluir
  3. Oi!
    Ja ouvi falar muito bem sobre essa série e só não começei a assistir ainda por ura preguiça hahaha.
    Assim que der um tempo eu assisto :D
    Abraços
    Guilherme - http://leituraforadeserie.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Em relação a Sherlock preguiça é inadmissível! hehe

      Excluir
  4. Em que planeta eu estava pra não saber nada sobre essa série? Meu Deus
    Vou assistir com certeza, adorei a indicação.

    http://bibliotecacolorida.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ana!
      Eu simpatizo bastante contigo, ficaria super feliz em ti influenciar a assistir a série. Depois me conta o que achou.

      Excluir
  5. EM PRIMEIRO LUGAR: SHERLOCKIANS HERE!!! *---*

    Haha, minha nossa, esse texto pode ser fangirling ou não, mas a série merece muito! Até mesmo o nosso sofrimento durante o hiato, sniff, sniff.

    Eu assisti pela primeira vez em 2012 e me apaixonei! Cada episódio me deixa mais e mais encantada e não consigo parar de escrever e ler coisas sobre Sherlock! O tumblr é meu reinado, haha.

    Falando nisso, Cris, você shippa algum deles? Minha nossa, eu sou Johnlocker forever!!!!!!!!!!!! <3 Ai, sofro tanto com eles, haha. Mesmo sabendo que (provavelmente) não vai se tornar realidade, é muito legal ficar lendo as teorias sobre os dois! xD

    Falando nisso, você ficou sabendo que eles estão filmando neste exato momento? *-* A tag "Setlock" no tumblr está bombando... E o bigode do John está de volta! Além do cabelo do Ben estar bem mais curto... Ninguém sabe, mas existe uma possibilidade do especial de natal se passar na era original dos livros do Conan Doyle - Vitoriana! E eu mal consigo conter a minha emoção.

    Chega logo, dezembro!!!

    Um grande abraço! E muuuuuuuuuuito Sherlock pra gente!

    Ana Carolina Nonato
    Blog Seis Milênios
    http://seismilenios.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. AI ANA!!!
      Eu adorei conhecer uma Sherlockian como você!
      Agora nós já conversamos um pouco sobre os ships, mas eu volto a falar que eu os acho bem interessantes (também gosto das teorias e de desvendar as entrelinhas), mas no fundo, eu não gostaria de ver o Sherlock com ninguém na série.

      E claro que eu estou sabendo das gravações! Estou super ansiosa para dezembro também.

      Excluir
  6. Oi, Cris!

    Nunca fui fã dos livros do Sherlock, mas confesso que tenho muita vontade de começar a assistir a essa série. Uma que vejo, que é sobre ele também, é Elementary, adoro demais (e recomendo!). Adorei esse post, acho que tudo bem a gente ser fangirl numa hora dessas, haha!

    Love, Nina.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Nina!
      Eu já vi alguns episódios de Elementary, mas como assisti eles depois de ver Sherlock, acabei inevitavelmente fazendo muitas comparações, o que deixou Elementary em desvantagem. Agora nas férias eu pretendo ver mais alguns episódios para ver se a série sobre no meu conceito.

      Excluir
  7. Amoooooooo Sherlock! Tanto a série quando os filmes com o Robert Downey Jr.
    Mas acho que o diferencial dessa série para outras de detetives é o Benedict Cumberbatch e o Martin Freeman.
    Ambos são fantásticos e transformam o roteiro, que já é maravilhoso, em algo melhor ainda.
    E o Moriart é realmente um show a parte!

    Beijoooos

    www.casosacasoselivros.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Os atores são mesmo maravilhosos! Mesmo o Robert Downey Jr. sendo muito foda, eu não engulo muito ele como Sherlock. Pra mim ele é um ótimo Homem de Ferro.
      Já o Benedict representa tudo aquilo que eu imaginava para esse personagem, por isso que amei tanto.

      Excluir
  8. Eu adooooroooo Sherlock ! Serio! Já estava interessada pra ler a serie, agora então...
    Só que tenho problemas em acompanhar series, por isso a maioria eu vejo só quando tem muitas temporadas ou quando estão finalizadas...
    cheireiumlivro.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ué, mas acho que para Sherlock vale a pena abrir uma exceção; é tão incrível!!

      Excluir
  9. Você já viu Elementary? É uma versão contemporânea de Sherlock! Vou ver essa, tem no Netflix <3
    www.belapsicose.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Conheço Elementary, mas não me conquistou tanto quanto Sherlock.

      Excluir
  10. Cris, seu amor por essa série é maior que o mundo rsrsrsrs. Sim, você conseguiu despertar minha curiosidade de vez! Não vejo a hora de assistir a essa série!
    Obrigada por ter me dado aqueles links lá no Facebook.
    Smaug e Bilbo: <3 <3 <3
    Ah, acho que vou começar a assistir agora mesmo! Obrigada pela indicação. Essa série parece ter muita qualidade.
    Beijos e até mais!

    http://eueminhacultura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, você também é uma das pessoas que eu mais estou incomodando para assistir a série. Aguardo ansiosamento para saber o que você achou dela.

      Excluir
  11. Oii, tudo bem?
    Eu tenho medo de assistir essa série, gostei tanto do filme que não consigo imaginar outro ator como Sherlock...
    Bjs

    http://a-libri.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já eu sou o contrário, não consigo imaginar outro ator a não ser o Benedict como Sherlock.

      Excluir
  12. Conheci a série através de um amigo meu, e simplesmente me apaixonei pelos personagens e a forma como a história é contada. Eu já esperava gostar porque o Moffat sempre me ganha nos roteiros dele.

    laoliphant.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O Moffat é um gênio, isso é inegável. Ele conseguiu fazer algo maravilhoso com esse personagem.

      Excluir
  13. Sherlock é realmente viciante. Tem um excelente roteiro, um otimo cenario, atores sensacionais (Sherlock , John, Moriarty, Mary...) e a produção é simplesmente fantástica...
    Bjs
    naosepreocupecomisso.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

Dê sua opinião sobre o assunto discutido acima :D

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Copyright © 2015 | Design e Código: Natana Duarte - Colecionando Livros | Uso pessoal