8 de janeiro de 2015

Post Especial: O livro que me fez entrar no mundo da leitura #2

  Há alguns dias a Aline postou algo falando sobre o livro que a introduziu no mundo da leitura (veja aqui), e ela me pediu para fazer o mesmo. Mas temos um probleminha: eu não lembro qual foi esse livro.
  Então, para responder essa pergunta, eu precisei pensar muito e analisar a minha jornada como leitora. Minha família não costumava ler nem me contar historinhas antes de dormir – eu meio que tenho um trauma por isso. Sabe como é não conhecer a história da Branca de Neve ou da Bela Adormecida? Mas finalmente, em uma aula chata, uma amiga minha – que foi agraciada pela sorte e tinha pais contadores de histórias – fez a caridade de me falar sobre esses contos de fadas.

 


  O primeiro livrinho que comprei, por volta dos cinco anos, é sobre um coelhinho. Há um tempo eu doei alguns dos livros infantis que tinha para uma biblioteca, mas resolvi guardar esse como recordação.


  Mas não foi exatamente essa a história que eu consideraria como a crucial para a minha vida – por um lado sim, mas você deve entender o que quero dizer. O problema é que eu tenho um branco na minha memória em relação aos livros que li daquela época em diante. Claro que me lembro de alguns deles, só que nenhum que tenha sido importante o bastante para que eu me tornasse a leitora que sou hoje.


  Eu resolvi então falar do primeiro autor que eu guardei o nome. Não poderia ser outro senão Sir Arthur Conan Doyle, o criador do meu xodó Sherlock Holmes. O primeiro livro que li dele foi O Cão dos Baskervilles. Uma curiosidade: grande parte dos sherlockians que eu conheço começaram a ler sobre o detetive com esse livro.
  Contudo, houve outro livro, ou melhor, saga, que mudou a forma como eu encarava a leitura. Agora sendo completamente clichê: Harry Potter! Antes de HP, eu nunca tinha me interessado em buscar informações sobre livros e personagens na Internet ou assistir adaptações deles – talvez também porque eu não tinha acesso à Internet antes disso. O que aconteceu é que a partir daí eu passei a sempre ter um livro nas mãos e ler o tempo todo. Eu tenho total consciência de que, se não fosse por essas obras, eu não teria ingressado em um grupo de leitores no Facebook e, ali, conhecido uma menina chamada Aline que perguntava se alguém gostaria de escrever resenhas para seu Blog. E cá estou eu agora.


  Outro livro que mudou algo em mim foi As Crônicas de Nárnia, que foi o primeiro livro (lê-se livro com muitas páginas) que eu comprei – pagando absurdamente caro, aliás. Desde então eu passei a querer comprar livros, ao contrário de antes, quando eu apenas lia coisas de bibliotecas.
  Eu adorei escrever esse post e relembrar um pouco da minha história. Se você gostou e tem um Blog, eu ti aconselho a fazer algo parecido. É realmente bom!

P.S.: Perdão pela qualidade das imagens não ser das melhores, eu só tenho a câmera do celular, que por sinal não é muito boa.

#ahbemsério, por SHE

20 comentários:

  1. Sherlock Holmes. e Harry Potter realmente abriram portas para muitos leitores perceberam o quanto a leitura pode ser interessante e divertida , eu amo os dois :)

    Bjos
    Ariane
    www.resenhasdelivros.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, é uma leitura agradável e direta, ótima para encantar leitores iniciantes,

      Excluir
  2. Olá, Cris!

    UAU! Já vi que somos Sherlockians de carteirinha, né? :D Infelizmente, todavia, não posso dizer que a minha experiência com leitura foi a mesma, rs. Meu pai sempre me incentivou muito a ler, meus primeiros exemplares eram de um cachorrinho chamado Rex (tenho até hoje!). Os livros que me consolidaram como leitora foram: Volta ao Mundo em 52 Histórias (foi o primeiro livro grande que li, tinha 7 anos) e TODOS do Pedro Bandeira. Sério. Não sei o que teria sido de mim sem Os Karas. <3

    Nárnia, Harry Potter, Sherlock... *suspiro*, exemplos excelentes para quem quer começar a se aventurar!

    Olá!

    Nooooooooossa, faz muito tempo que não participo de um Book Tour! Achava muito bom, mas hoje estou tão cheia de livros para ler... Aí prefiro organizar os viajantes e ver meus queridões andando por esse Brasil!

    E eu quero conferir a resenha, hein? Pela sinopse, pareceu bem interessante.

    Um grande abraço!

    Ana Carolina Nonato
    Blog Seis Milênios
    http://seismilenios.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ana!!!
      Que bom que você teve um maior incentivo da família para a leitura. Não é que eu não lia antes desses livros que citei, mas só não lia nada significativo.

      Excluir
  3. Eu não faço a menor idéia de qual livro me trouxe até aqui. Faz tempo! Rsrsrs... Mas eu lembro que eu pegava livros na biblioteca do colégio e era uma tortura devolver... Daí passei a ler uns antigos que tinha em casa, peguei um enorme do Camilo Castelo Branco que tinha em casa, Amor de Perdição. E foi aí que me apaixonei pelos clássicos.

    Mas a verdade é que depois do gostinho de comprar seus próprios livros, pegar emprestado de alguém ou da biblioteca nunca nos satisfaz!

    Abraço!
    http://porumlivronavida.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. haha eu me tornei uma viciada em comprar livros, mesmo que antes amasse demais bibliotecas.

      Excluir
  4. Olá amore, diferente de todas as pessoas do planeta terra eu nunca li Harry Potter, imagine na infância. Eu lia Dom Casmurro, Viuvinha e Cinco Minutos, Alienista e assim vai hahaha. Lia tanto esses três livros, chega eu não consigo nem mais olhar para eles rs. Mas tenho curiosidade em ler, mas não sei, o pessoal falam tanto que pego não querendo ler, mas quem sabe este ano isso muda rs. Estou louca para ler As Crônicas de Narnia.
    Beijos e sucesso.
    http://chuvaelivros.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. EU também gosto dos clássicos, mas acho que é complicado quando somos jovens nos interessarmos pela leitura através deles. Por isso considero tão importante dar valor a esse tipo de livro infantil que introduz tantas pessoas ao mundo dos livros.

      Excluir
  5. Meus pais também não era do tipo de contar histórias para eu dormir, mas eles sempre incentivaram minha leitura no sentido de comprar esses livros de histórias clássicas para crianças, além das revistas e em quadrinhos também. Mas, eu sou uma das raras leitoras que nunca leu todos esses livros que você já leu, porque acho que todo mundo já tenha lido algum desses, quem sabe eu um dia eu leia haha.

    Beijos!
    livrosdawis.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É uma pena que você não conheça essas histórias. Mesmo que agora elas não possam parecer tão maravilhosas para você, eu acho interessante conhecê-las.

      Excluir
  6. A melhor forma de entrar no mundo da leitura! Harry Potter é a vida!
    Adorei o post !
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. HP tem um valor inestimável mesmo.

      Excluir
  7. Harry Potter é o inicio de tudo, mas comigo foi MSM Percy Jackson, já que foi minha primeira saga completa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu até li Percy, mas não consegui me encantar tanto.

      Excluir
  8. Oii, tudo bem?
    Que legal saber quais livros te marcaram!
    As Crônicas de Nárnia me marcou bastante pq ganhei da minha irmã quando ela tinha 10 anos!
    Bjs

    http://a-libri.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que inveja, eu não ganhava livros de presente!

      Excluir
  9. Oi Cris,
    Também tenho um certo problema em lembra qual foi um livro que me ajudar a ingressar no mundo literário. Acho que foi um conjunto de livros do Augusto Cury, Pollyanna, Harry Potter e, é claro, Jane Austen *--*
    Não tive influência familiar e, por isso, te entendo perfeitamente. rs
    Beijos,

    versosenotas.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pollyanna também me marcou bastante, mas nem lembrei de citar. Acho que jamais vou esquecer do jogo do contente.

      Excluir
  10. Oiii, tudo bem com você?
    Meus pais também não me contavam histórias para dormir :(.
    Enfim, eu tenho esse mesmo livro das Crônicas de Nárnia e ainda não li ele por falta de tempo, mas espero que esse ano eu possa ler ele todo. Eu já li um livro com o Sherlock, se não me engano é Um estudo em vermelho, adorei, haha.

    Estou te seguindo, te espero no meu ♥
    Beijos da Jéss ♥
    Brilliant Diamond | Fan Page | Participe das promoções de livros:aqui e aqui

    ResponderExcluir

Dê sua opinião sobre o assunto discutido acima :D

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Copyright © 2015 | Design e Código: Natana Duarte - Colecionando Livros | Uso pessoal