27 de dezembro de 2014

Top 5 melhores leituras de 2014 da Cris

 

  Eu vi algumas pessoas fazendo uma “retrospectiva literária” de 2014 e achei isso bem interessante, pois gosto muito de ver essas listas quando visito outros blogs. Então resolvi fazer também hehe.
  Eu não tive muita dificuldade para escolher os livros que ocupariam as primeiras posições; o problema surgiu para selecionar o último dos cinco: qual mais seria digno a ponto de ser considerado uma das melhores leituras do ano??? Chega de enrolação e confiram:


Em quinto lugar:

O Restaurante no Fim do Universo – Douglas Adams


  Eu queria muito incluir algum livro desse autor entre meus preferidos, pois conhecer ficção científica foi uma das coisas que eu mais gostei de fazer, já que tem tanta importância para a “cultura nerd”. O Restaurante no Fim do Universo é o segundo livro da série O Mochileiro das Galáxias e foi o que eu mais gostei até agora, principalmente por causa do final divino. Logo no começo também há uma introdução maravilhosa:
Existe uma teoria que diz que, se um dia alguém descobrir exatamente para que serve o Universo e por que ele está aqui, ele desaparecerá instantaneamente e será substituído por algo ainda mais estranho e inexplicável.
Existe uma segunda teoria que diz que isso já aconteceu.


Em quarto lugar:

O Mundo de Sofia – Jostein Gaarder

  Aprender mais sobre os filósofos foi muito útil para mim, considerando que esse ano eu fiz o ENEM e precisava melhorar em Humanas. Tenho certeza que o conhecimento que eu obti com ele me auxiliou muito a responder as questões, e no fim, Humanas foi a área em que eu me saí melhor: 41 acertos em 45 questões. ~e eu ainda me culpo porque poderia ter acertado pelo menos mais 2~

Em terceiro lugar:


A Sombra do Vento – Carlos Ruiz Zafón
  A escrita de Zafón é maravilhosa, não poderia ser melhor. Fiquei muito encantada com a capacidade que ele tem para criar uma história envolvente e misteriosa. Sem contar que A Sombra do Vento me curou de uma ressaca literária e eu agradeço muito ao livro por isso.


Em segundo lugar:

O Hobbit – J. R. R. Tolkien

  Indiscutivelmente, Tolkien é o pai da Fantasia como a conhecemos hoje. Eu o admiro demais por isso e, ao reler O Hobbit há algumas semanas, eu me dei conta de que este é um dos melhores e mais encantadores livros de Fantasia já escritos. Com certeza este livro entra para a minha lista de preferidos para a vida, não só 2014.

  Resenha em breve ;)











Em primeiríssimo lugar <3
  
Incidente em Antares – Érico Veríssimo 

  Com muito orgulho eu anuncio que meu livro preferido do ano é, além de nacional, de um escritor gaúcho (eu sou do RS também). Essa obra é uma baita crítica social, pois por causa de uma greve na pequena cidade fictícia Antares, os mortos - que acabaram não sendo enterrados por causa da greve - acordam e revelam os podres dos moradores. Aliado a esse "clima zumbi", há reflexos do contexto internacional da época da Guerra Fria, pois esse incidente se passa na década de 1960. Veríssimo foi simplesmente genial com essa história!










#ahbemsério, por SHE

34 comentários:

  1. Gostei das suas escolhas.
    Até hoje falo que vou ler O Mundo de Sofia e ainda não consegui. Sempre entra livros na frente dele.
    Esse do Zafón já comprei mas ainda não tive tempo de ler, mas como amo os livros dele, vou tentar lê-lo em breve.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Carol, vale a pena tentar ler O Mundo de Sofia, mas em um momento em que você realmente queira, porque uma leitura forçada desse livro não me parece que irá exercer o mesmo efeito de uma leitura pura e simplesmente por prazer.

      Excluir
  2. Um dos meus livros preferidos na vida é o Hobbit, já reli nem sei quantas vezes! Hahahaha=p~
    Também adoro a série do Guia do Mochileiro das Galáxias, principalmente os dois primeiros, já passei muita vergonha na rua rindo enquanto lia! xD
    Só vou discordar de você quanto O Mundo de Sofia, foi o primeiro livro que abandonei e não me arrependo, é um tipo de livro que não é pra mim.
    Bjos,

    Mari
    Mari The Reader

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também planejo reler O Hobbit várias vezes <3 ô livro bom

      Excluir
  3. Olá.
    Desses eu quero muito ler o Záfon, tenho curiosidade pelo trabalho dele. O Mundo de Sofia eu até tenho aqui, mas ainda não li.
    Beijos.
    Memórias de Leitura - memorias-de-leitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Zafón é ótimo, você não irá se arrepender.

      Excluir
  4. Olá!
    O Hobbit é um dos meus livros favoritos de todo o mundo!
    Gosto muito de O Restaurante no Fim do Universo também! N verdade gosto da trilogia de cinco inteira!
    =D

    http://osdragoesdefogo.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não tem como não gostar de Tolkien e de Douglas Adams mesmo :)

      Excluir
  5. Olá, Cris!

    Ai, eu adoro essas retrospectivas literárias! Das que eu li até agora, a sua é a que tem mais compatibilidade comigo - li 3 dos 5 livros e tenho 1 dos outros 2 na minha lista!

    A série do Mochileiro é completamente maravilhosa, amo cada um dos livros! Todavia, se eu fosse escolher um... Acho que seria "Até mais, e obrigada pelos peixes". O Restaurante no Fim do Universo tem um final incrível, é muito engraçado e gostoso de ler (se não me engano, é nesse que há a Bistromática, né? A explicação é a melhor), mas o próximo é... Perfeito!! <3

    Tolkien é amor, simplesmente. Já li vários dos livros dele, mas O Hobbit é o único que releio todos os anos. É uma história para crianças, porém só na teoria, É um livro incrível e merece todo o reconhecimento que possui (mas eu realmente odiei os dois últimos filmes da série).

    Já o Mundo de Sofia chegou em minha vida do mesmo jeito que na sua: através dos vestibulares, hahaha. Gostei tanto que o tenho até hoje! E já emprestei para vários colegas. Comprei um outro livro do mesmo autor, mas não sei se será tão bom quanto.

    Um grande abraço e um 2015 recheado de leituras maravilhosas!

    Ana Carolina Nonato
    Blog Seis Milênios
    http://seismilenios.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico muito feliz de encontrar pessoas com gostos literários parecidos com o meu.Eu não cheguei a ler "Até mais, e obrigada pelos peixes" ainda, porque acabei tendo um intervalo de algumas semanas entre o segundo e terceiro livro, aí quando fui ler o terceiro já não lembrava mais nada e resolvi começar tudo de novo, mas mais tarde, depois da minha "maratona Tolkien".
      Sobre Tolkien, eu já disse que o amo muuuuuito. Aliás, hoje eu vou ir pagar um boleto de um livro dele que comprei. Como você disse, Tolkien é amor <3

      Excluir
  6. Douglas Adams na lista (h) Que demais! Adoro ele desde O Mochileiro das Galáxias e mais ainda quando ele começou a escrever roteiros para o Doctor Who. E "O Mundo de Sofia", bem que você disse que tinha escolhido ele também.

    "A Sombra do Vento" está na minha lista de livros para ler.

    Adorei suas escolhas.

    Ah, você me perguntou se deveria ler "A Crônica do Matador do Rei" ou "GoT", sou suspeita porque não gosto de GoT. Li todos os livros e não gostei nem um pouco! Ainda serei apedrejada por isso.

    Bjs

    perplexidadesilencio.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também tenho que começar a ver Doctor Who, ou melhor, sair da primeira temporada em que eu atolei.
      Gente, mas se você não gostou de GoT como conseguiu ler todos os livros? Eu gosto e morro de preguiça de começar a leitura hehehe

      Excluir
  7. Muito boas suas leituras de 2014, está com muitos planos literários para 2015?
    http://leiturasdamary.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sem dúvida. Na verdade eu já "meio que selecionei" a base das minhas leituras para os próximos 2 ou 3 anos. É muita preparação hehe

      Excluir
  8. Oi Cris! Eu tambem fiz uma retrospectiva com 10 livros... E o primeiro volume da Trilogia de Cinco está nela :3 HAHAH Coincidência boa :)
    whoosthatgirrl.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. Estou lendo e seu post já com a minha estante do Skoob aberta. Todos os livros que você falou está na minha lista de desejados, menos o primeiro da lista. Mas, o que eu realmente bem curiosa para ler é "O Mundo de Sofia" e "A Sombra do Vento".
    Parabéns pelos acertos no ENEM, linda!
    Vou fazer uma retrospectiva no meu blog ainda essa semana.

    http://eueminhacultura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada :)
      Vou adorar ver sua retrospectiva.

      Excluir
  10. Oi, Cris!
    Já tentei ler O Mochileiro das Galáxias, mas desisti. Nem consegui ler o primeiro livro. A namorada do meu irmão me emprestou O Mundo de Sofia, que fazia o maior tempão que eu queria comprar. Vou tentar lê-lo nas férias! Quero muito ler alguma obra do Zafón! Na biblioteca da faculdade só tem dois livros dele: O Jogo do Anjo e a Sombra do Vento, mas sempre estão emprestados ou já reservados :( Super admiro o Tolkien, mas juro que nunca consegui ler O Senhor dos Anéis e acho que nunca vou ler O Hobbit. Nunca li nada do Veríssimo também (nunca fui atrás de nada, que vergonha! Com certeza, vou adicionar esse título pra minha lista de 2015!).
    Obrigada pela lista :D

    Love, Nina.
    http://ninaeuma.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu ti diria para rever suas opiniões sobre O Hobbit; é até mais fácil de se ler do que a trilogia LOTR, e é uma leitura muito encantadora. E fico contente em ti estimular a ler Veríssimo, que é um autor nacional que eu admiro :)

      Excluir
  11. O Restaurante No Fim Do Universo é muuuuuito bom, eu amei e assim como toda a série o Guia é totamente inesperado. Os outros da sua lista não li, tenho vontade de ler O Mundo de Sofia, que foi indicado na aula de Filisofia da faculdade...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom encontrar outros admiradores de Douglas Adams :)
      O Mundo de Sofia é um livro que além de ter uma história legal, ainda ti ensina muita coisa, então vale super a pena investir nele e eu entendo porque costuma ser indicado por professores.

      Excluir
  12. Morro de vontade de ler 'O mundo de Sofia' quem sabe um dia rsrs
    Adorei as escolhas
    Bjs

    http://myself-here1.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Eu ainda não li nenhum desses, mas dos citados quero muito ler No Mundo de Sofia, que parece ser ótimo. E ainda ajuda no ENEM né? hahaha Vou ler quando tiver perto do ENEM, ano que vem XD
    Beijos
    Lendo & Apreciando
    E tem sorteio lá no blog do livro O Visconde que me amava, participe! :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ler perto do ENEM é a melhor ideia mesmo, aí você ainda tem o conhecimento fresquinho na memória.

      Excluir
  14. Razão pra eu amar esse segundo livro do Mochileiro: Marvim. Simplesmente <3 E O Hobbit, ah, ganhei um carinho pessoal também Cris, apesar de ter ficado super triste com o fim :'( Mas foi lindo de toda forma.

    Abraços
    David Andrade
    http://www.olimpicoliterario.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. David, não tem como não amar O Hobbit mesmo. O Marvim me irrita um pouquinho, mas no fundo ele parece ser um bom robô. Sabe que ele me lembra um pouco o Dobby? hehe

      Excluir
  15. Olá, tudo bem?

    Eu não li nenhum desses, acredita?! rsrs Mas tenho muita vontade de ler esse do Zafón e O Hobbit! Talvez eu leia eles em 2015, vamos ver.

    Beijos,

    Juliana Garcez .
    Livros e Flores

    ResponderExcluir
  16. O mundo de Sofia é muito bom! Eu li mais para estudar filosofia hahah e foi bem útil, mas além disso, é incrível! Fiquei curiosa para ler O mochileiro das Galáxias, parece ser bem interessante!
    Beijoos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E além de O Mundo de Sofia ser bom, a menina ainda tem seu nome, né? Adoro quando acontecem essas coincidências literárias.
      Essa série de livros do Mochileiro é muito incrível. Vale a pena conhecer!

      Excluir
  17. Oi Chris tenho que confessar que nunca li nenhum dos seus favoritos kkkkkkk, que vergonha, mas eu já vi o filme Mochileiro das Galaxias, apesar de ter certeza que o livro é melhor pelo menos o filme foi com o Martin Freeman (*-*)
    Mudando de assunto te indiquei para uma tag lá no blog, espero que goste! Mas se já tiver respondido desconsidere.
    http://heybooks.blogspot.com/2015/01/tag-eu-blogueira.html
    bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Claro que filmes com o Martin Freeman são ótimos, não tem como negar isso hehe.
      Enfim, vou falar com a Aline e veremos como fazer para responder a TAG. Beijos.

      Excluir
  18. Gosto de dois livros de sua lista: O Mundo de Sofia e Incidente em Antares. O primeiro acho que é uma excelente introdução à filosofia e Erico Veríssimo dispensa comentários! Um abraço literário!

    ResponderExcluir
  19. Olá Cris,
    Os (quatro) últimos colocados quero muito ler! A introdução de "O Restaurante no Fim do Universo" achei realmente maravilhosa; Caramba, "O Mundo de Sofia" te ajudou bastante ein?!
    Do seu top 5 só não conheço o que está em primeiro lugar, e (não me bata) não fiquei com vontade de ler. Apesar disso, adorei suas escolhas :D
    Beijos

    ResponderExcluir

Dê sua opinião sobre o assunto discutido acima :D

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Copyright © 2015 | Design e Código: Natana Duarte - Colecionando Livros | Uso pessoal