17 de dezembro de 2014

Resenha do Livro: O Chamado do Cuco

  Em O Chamado do Cuco conhecemos um outro lado de J. K. Rowling, a autora de Harry Potter. Com o pseudônimo de Robert Galbraith, Rowling nos apresenta Cormoran Strike, um detetive carismático e promissor personagem para próximos livros. Ao seu lado está a não menos carismática assistente Robin e, tendo Londres como cenário, somos envolvidos em uma trama de suspense, mentiras, dinheiro, fama e drogas.


  A narrativa se inicia com a descrição da morte da problemática modelo Lula Landry – sua personalidade me lembrou Lindsay Lohan e sua aparência, a modelo Naomi Campbell. A polícia acaba concluindo que ela teria se suicidado pulando do prédio em que morava, mas alguns fatos não dão crédito a essa teoria, como o depoimento de uma moradora que diz ter ouvido gritos vindos do apartamento de Lula. Assim, seu irmão John Bristow procura o detetive Strike a fim de elucidar sua morte.


Como eu imaginei Lula: personalidade de Lindsay e aparência de Naomi.
  Ao longo do livro mais detalhes da vida de Lula são revelados, como o fato de que ela era adotada e estava buscando conhecer seus pais biológicos. Além de ela própria sofrer de transtorno bipolar, ainda tinha um namorado não menos estranho, o drogado e polêmico músico Evan Duffield. Enfim, ela era tudo que a mídia gosta de atacar.
  Já sobre o detetive Cormoran Strike, eu diria que ele me surpreendeu. Acredito que seja complicado para a Rowling construir um novo detetive britânico – e para que eu simpatize com ele também –, quando já se tem tão em mente o clássico Sherlock Holmes. Mas Cormoran, um veterano do exército, recém-divorciado, grande, peludo e sem um pedaço da perna, acabou me conquistando. Ele não me pareceu tão brilhante quanto Sherlock, mas isso acabou tornando-o mais humano e próximo do público.
  Quem realmente me encantou foi a sua secretária temporária Robin. Nosso primeiro contato com ela se dá no jantar em que seu namorado a pede em casamento. O fato de ela ser comprometida acaba bloqueando a possibilidade de um romance entre ela e o detetive Strike, pelo menos nesse livro, pois seu noivo não é retratado como alguém que o público goste. Então, aposto que nos próximos livros (Rowling pretende escrever até 7 livros investigativos) esse ponto vai ser bem mais explorado.
  Apesar das inúmeras críticas ao livro, considerei o desenvolvimento da história adequado e agradável. Porém, acho que ele não precisaria ser tão grande (446 páginas) para esse estilo de romance policial. Algumas coisas me incomodaram bastante, como o fato de muitos nomes de ruas serem citados, o que me deixou confusa. Percebi também a repetição da palavra “arriar”. Volta e meia li que alguém arriou (agachou) para sentar. Essa é uma palavra não muito usada, e as repetições dela me irritaram bastante. Talvez seja apenas culpa da tradução, então tentei não julgar tanto o livro por isso.
  De qualquer forma, como estava animada para ler, consegui acabar com as várias páginas em pouco tempo e os vários diálogos contribuíram ainda mais para a leitura fluir. Estava razoavelmente contente com o livro até que cheguei na parte final. A princípio me decepcionei, mas com as explicações dadas acabei me contentando e aceitando a resolução apresentada.
  Enfim, achei o livro muito bom para um começo de série investigativa, e estou ansiosa para ler o que mais Rowling inventou para O Bicho-da-Seda, lançado no Brasil em novembro. Já garanti meu exemplar (de capa dura) na Black Friday e assim que terminar de ler O Hobbit e O Senhor dos Anéis irei lê-lo.
  E vocês, o que acharam da resenha? Já leram O Chamado do Cuco? Ficaram satisfeitos com o livro ou esperavam mais? Também gostaram do Cormoran Strike?

P.S.: esqueci de comentar antes, mas eu adorei o fato da Rowling investir na produção de romances policiais, que, além de fantasia, é um dos meus gêneros literários preferidos. Eu nasci pra amar a Rowling, só pode.
P.S².: recentemente foi divulgado que, assim como Morte Súbita (resenha aqui), O Chamado do Cuco e O Bicho-da-Seda ganharão adaptações feitas pela BBC. <BBC, você já sabe, te amo!>

#ahbemsério, por SHE

16 comentários:

  1. Olá,
    Apesar de amar HP eu não tenho vontade de ler outros livros escritos pela J.K.! Sério. Mas acho que isso se dá porque não curto séries investigativas, mas a capa do livro é linda e você elogiou bastante!
    Beijos.
    Memórias de Leitura - memorias-de-leitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Para mim é exatamente o contrário. Tenho muita curiosidade pelas outras obras da Rowling, já que a admiro tanto; também para poder dar um apoio a ela em seu novo rumo.

      Excluir
  2. Oi Criss!

    Genteeee eu n conhecia este livro, amo a J.K tb mas já ouvi falar muito mal do morte súbita, vc gostou? Amei esta sua resenha pq tb é um dos meus gêneros preferidos!

    Entrou p minha listinha com certeza!!

    Bjos!!

    www.leituravipblog.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gostei sim de Morte Súbita, não chega a ser fantástico, mas é uma leitura interessante e vale a pena se esforçar para ler o livro todo, já que eu vi muitos dizerem que não concluíram a leitura.

      Excluir
  3. Esse foi meu primeiro livro que li da autora e gostei, não foi nada excepcional, mas foi uma boa leitura. Assim como você gostei dos personagens e fiquei supreendida com o final.

    Beijos!
    livrosdawis.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa! Primeiro livro que leu da Rowling? O que me fez querer ler O Chamado do Cuco foi o fato de já ter lido outros livros dela e amar HP, mas não sei se teria me estimulado a ler se não gostasse de HP.

      Excluir
  4. Oii, tenho muito vontade de ler esse livro, adoro histórias de detetive. Gostei muito da resenha e dos comentarios acerca do livro =D
    Um abraço
    Oficina do Leitor / Facebook

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então você é assim como eu, que também adoro detetives.

      Excluir
  5. Pretendo ler esse livro da JK, ainda mais agora que sou que essa serie vai virar serie de TV, ansiosa, adorei a resenha!

    ah! É a primeira vez que venho aqui no seu blog e gostei bastante e já estou te seguindo, te convido a fazer o mesmo, fico grata desde já! :)

    xoxo!
    http://livrosseriesecitacoes.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada! Agora só nos resta esperar para que as adaptações ocorram em breve.

      Eu já ti seguia flor :)

      Excluir
  6. Oie Cris =)

    Desde o fim de Harry Potter não li mais nada da J.K
    Sei lá, acho que tenho medo de me decepcionar rs...

    Obrigada pelo indicação da TAG. Vou tentar responder ^^

    Ótima resenha!

    Beijos;***

    Ane Reis.
    mydearlibrary | Livros, divagações e outras histórias...
    @mydearlibrary


    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu acho que se você não for ler com expetativas "muito" altas, pode ser que goste bastante. O problema seria se você esperasse achar os outros livros dela tão encantadores quanto HP. No mais, são bem legais e dá para fazer uma boa leitura.

      Excluir
  7. Amo romances policiais também, mas esse eu não li ainda.
    Acho que estive evitando o livro porque detestei Morte Súbita, o outro livro "adulto" da J. K. Rowling, aí fiquei com pé atrás.
    Tem gente falando bem, tem gente falando mal. Mas vamos lá, né?
    Que estranho repetir bastante a palavra arriar, hahaha. Nunca vi isso.

    Beijoooos

    www.casosacasoselivros.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que você deveria investir em outros livros da Rowling e eu já ouvi muitas pessoas falando que não gostaram muito de Morte Súbita, mas de O Chamado do Cuco sim,
      Pois é, super estranho esse "arriar" huehue.

      Excluir
  8. Ei Cris!
    Eu tinha lido sua resenha de Morte Súbita. Essa ficou ainda melhor. Bem, como eu comentei no anterior, romances policiais ou investigativos não fazem meu estilo. Sabe, acho legal esse lance da Rowling tentar novos ares, mas eu prefiro ela na fantasia.

    Abraços
    David Andrade
    http://www.olimpicoliterario.com/

    ResponderExcluir
  9. Ahhh Ainda não tenho esse livro, mas está na lista porque tenho sim vontade de ler ;)
    Bjs
    http://eternamente-princesa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Dê sua opinião sobre o assunto discutido acima :D

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Copyright © 2015 | Design e Código: Natana Duarte - Colecionando Livros | Uso pessoal