8 de dezembro de 2014

Resenha do Livro: Morte Súbita

  Já estava mais do que na hora de eu ler os outros livros da J. K. Rowling. Então, finalmente agora eu consegui fazer isso.


  Morte Súbita, como diz a própria Rowling, é uma “grande história sobre uma cidade pequena”.  Por causa da morte repentina de Barry Fairbrother, um conselheiro da pequena cidade Pagford, as coisas se agitam. Mas não em um sentido fantasioso de pessoas com poderes mágicos ou a revelação de um grande segredo. Os impactos sobre as pessoas em Pagford se manifestam através de pequenas intrigas, revelações de segredos pessoais e pela disputa pelo cargo que Barry ocupava.

  No começo somos apresentados a vários moradores enquanto eles recebem a notícia da morte de Barry. Essa divulgação da fofoca é algo normal que aconteceria em qualquer lugar, então você já pode perceber que o livro acaba se focando nesses aspectos banais da vida em comunidade.
  Mas e o que movimenta a trama? Bem, há algumas décadas, foi fundada uma espécie de favela (chamada Fields) nas proximidades de Pagford, e acabou que os serviços prestados às pessoas que moram lá ficaram sob responsabilidade de Pagford. Como aquele pessoal era pobre, sua anexação não agradou aos interesses do setor mais conservador de Pagford, que é representado principalmente por Howard Mollison. Já Barry (aquele que morreu no início) é um ex-morador de Fields que progrediu na vida e defendia o apoio a favela. Quando morre, há uma disputa para ver quem irá substituir sua vaga no Conselho Distrital. Basicamente essa é a história, mas é claro que acontecem outras surpresas que prefiro não comentar.


  Agora preciso confessar uma coisa a vocês. Eu levei um susto enorme quando vi o tipo de linguagem usada nesse livro. É uma forma bem mais coloquial e, por vezes, idêntica à língua falada. Também há muitos palavrões (tendendo ao exagero), conteúdo violento, sexo e drogas. Para quem estava acostumada com a ingenuidade de Harry Potter é um choque, não é? Essa escrita até me fez lembrar um pouco de John Green – não levem essa comparação a sério demais, hein. De modo geral, achei a leitura agradável e rápida, levando em conta que é um livro de 500 páginas.
  Outra coisa que me deixou incomodada no início foi a grande quantidade de personagens. Eu simplesmente ficava perdida não sabendo quem era quem. Mas a partir da página 100 isso se normalizou. Eu também ouvi muitas pessoas falando que não gostaram muito dos personagens, em comparação com os de HP. Mas eu diria que em Morte Súbita os personagens continuam bem construídos, porém mais humanizados, com suas qualidades e defeitos em destaque.
  Considerando tudo, eu gostei muito desse livro. O fato de eu ter começado a leitura com expectativas baixas – devido a tantas críticas negativas que vi – deve ter contribuído para que ainda sim eu me surpreendesse. A minha opinião sobre tais críticas é que as pessoas, acostumadas com a fantasia de HP, se decepcionam por ver a realidade nua e crua retratada em um livro da mesma autora. E como grande parte dos leitores lê para fugir do mundo real, ler esse livro esperando uma fantasia e se deparar com pessoas normais quebra grotescamente essa expectativa.


  Só para finalizar minhas comparações com HP, eu diria que senti certa semelhança entre o nome de Barry (Fairbrother) e Harry (Potter). Pode parecer teoria da conspiração da minha parte, mas se Rowling quisesse cortar bruscamente a associação desse livro com HP, ela poderia ter escolhido um nome diferente para o protagonista. Além disso, reparei que mais uma vez há personagens indianos (pelo que entendi Parminder Jawanda e sua família são da Índia), assim como em HP há as gêmeas Parvati e Padma Patil.

  Em relação ao final, eu o achei um tanto discordante e com uma tragicidade desnecessária. Tive a impressão de que alguém disse a Rowling para mudar o que ela escreveu originalmente para colocar esse final mais impactante. Para quem já leu, o que acha disso? Hoje eu estou cheia de teorias da conspiração mesmo.
  Aliás, vocês sabiam que Morte Súbita vai ganhar uma adaptação em série de TV pela BBC e HBO? Eu já amava a BBC por causa de Sherlock e HBO por Game of Thrones, agora amo ainda mais. Ainda não há previsão de estreia, mas sabe-se que o ator Michael Gambon, que interpretou Dumbledore, será Howard Mollison.

#ahbemsério, por SHE

33 comentários:

  1. Eu ainda não este livro JK. Nesse Black Friday esse livro tava bem baratinho, quase ia comprando. Mas me arrependo de não tê-lo comprado. Gosto de livros neste estilo, e pela sua resenha é bem adulto, bem diferente de HP ! Ah, e gostei de saber que vai virar série de TV, mais um motivo pra eu ler logo o livro kkk

    http://werenotbestsellers.blogspot.com.br/

    Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também vi essa promoção, mas acabei não comprando, pois já estava lendo o exemplar da minha amiga. Da Rowling eu cabei só comprando O Bicho-da-Seda.

      Excluir
  2. Olá!

    Eu simplesmente amei esse livro. O final é chocante, não?! E quanto a linguagem, quem estiver esperando algo sutil realmente vai se surpreender ao se deparar com a linguagem coloquial, xingamentos, sexo e drogas. hahah

    Beijos!

    www.livroseflores.com

    ResponderExcluir
  3. Eu nunca tinha lido NADA sobre esse livro, mas queria comprá-lo por ser da Rowling.
    É com grande pesar que digo que não me atraiu em nada :(
    Talvez se um dia encontrá-lo por um valor baixo, acabe comprando pra ver se mudo de ideia, mas ao ler a resenha acho que não é o "meu tipo" de livro.

    Beijo,
    Duas Leitoras

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso de o livro ser da Rowling atraiu muitas pessoas, mas como provavelmente nem todos gostam desse estilo nem estavam preparados para ler isso, acabaram não gostando, o que deve ter causado a má fama do livro.
      De qualquer forma, eu achei um livro bem bonito para ter na estante, então aproveite e compre mesmo :).

      Excluir
  4. Olá, tudo bem?
    Eu comecei a ler o livro, mas acabei desistindo, acredita?
    Também tive um choque inicial, estava esperando uma coisa mais... branda? E quando vi a violência, os palavrões... quase não acreditei que fosse mesmo da autora, hehe. Mas, quero retomar o livro um dia ou outro...
    Super beijos <3
    http://livros-cores.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Para mim também foi um choque tremendo, mas como li o livro já nas férias, me animei bastante (porque queria ler outros logo), então consegui terminar rápido, Assim a minha sugestão é para que você leia o livro nesse período de férias mesmo.
      Beijos <3

      Excluir
  5. Olá Cris!
    Eu sempre tive curiosidade de ler esse livro, mas nunca animei de comprá-lo, nao é do meus estilo favorito. Apesar de ser da J. K. Rowling sei que nao devo compará-lo com HP pois são estilos e personagens diferentes, livros escritos para faixa etárias diferentes. Mas adorei sua resenha, pois foi muito explicativa e me deixou um pouco mais animada para ler. ;)

    Beijos
    Carolina
    http://aventurandosenoslivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico super feliz que tenha gostado da resenha e se animado mais para ler esse livro por causa dela. É uma honra incentivar as pessoas a lerem os livros da minha queria tia Jô :)

      Excluir
  6. Oi Cris, eu ainda não li esse livro. Alguns amigos leram e não gostaram , mas acredito que seja pelo "fantasma" de Harry Potter , sabe aquela coisa de comparação e esperar que seja tão extraordinário quanto? Pois é , acabei ficando meio sugestionada e deixei pra ler em outro momento rsrs
    Espero ler antes da série sair :)

    Um beijo
    Ariane
    www.resenhasdelivros.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essas críticas negativas deixaram uma fama bem ruim para o livro; mas fazer o quê, não é o gênero preferido da maioria :(

      Excluir
  7. Eu não tenho curiosidade por esse livro. Acho que é por eu não leitora de Potter. Sua resenha me esclareceu muitas coisas da história, pretendo ver a série. Pelo que leio nas resenhas, a autora tentou se afastar ao máximo de HP. Mas acho que ela ficará ligada para sempre a Potter. As comparações serão inevitável. Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz em ter esclarecido algumas coisas para você e ainda mais sabendo que você ficou com vontade de ver a série. Só resta aguardar!

      Excluir
  8. Odiei esse livro, haha.
    Achei um saco! Uma história boba sobre uma cidade que pouco importa :x
    Achei o final bom, apesar de triste.
    E no início também assustei com os palavrões. Oi? Era a J. K. Rowling mesmo?

    Beijooos

    www.casosacasoselivros.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, algumas pessoas o acham um livro bem banal, mas é a opinião de cada um, né. Acho que todos tivemos esse choque com os palavrões hehehe

      Excluir
  9. Acho que pela crítica negativa, ainda não fiquei com uma vontade absurda de ler Morte Súbita. Acho que para quem cresceu lendo Harry Potter, esses novos livros da autora são bastante desconcertantes. Ainda estou super remando para ler O Chamado do Cuco (apesar de ser um gênero que amo, tô tendo problemas para me apegar aos personagens e à história). Mas sua resenha e suas teorias de conspiração me fizeram ter curiosidade de lê-lo. Adoro livros que nos fazem pensar, e acho que uma das marcas registradas da J. K. é justamente essa. Ótima resenha, viu? Simplesmente adorei!

    Love, Nina.
    http://ninaeuma.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pelo elogio :) minhas teorias da conspiração (!) ficaram bem intrigantes mesmo fhfhbdsjfgb
      Logo logo postarei a resenha de O Chamado do Cuco (que eu gostei e li rapidinho hehe), então você vai poder saber minha opinião de um jeito mais aprofundado.

      Excluir
  10. É com grande vergonha que digo que não li HP e estou mais curiosa em ler Morte Súbita rsrs. Prefiro histórias mais reais, com personagens mais verdadeiros onde podemos ver claramente os defeitos, a humanidade das pessoas. A premissa do livro me deixou bem curiosa e espero ler em breve.
    Parabéns pela resenha querida.
    http://chuvaelivros.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pelo elogio :) fico muito feliz lendo isso.
      Eu também fui ler HP mais tarde (há um pouco mais de 2 anos só), mas mesmo assim consegui me apaixonar. Como você, eu gosto de histórias com personagens mais realísticos, mas também não dispenso uma boa fantasia.

      Excluir
  11. Já vi tanta gente criticando esse livro que desanimei total. Na verdade, acho que é mais algo com a autora, já que nem harry potter eu li rs
    www.belapsicose.com

    ResponderExcluir
  12. Oi Cris!
    Eu quero muito assistir à série!
    Quando li o livro eu capenguei um pouco no começo porque eram muitos personagens, mas a narrativa da Rowlling me envolveu depois e ela sabe descrever tudo sem fazer com que fique chato.
    Qaunto ao final eu não tive esse mesmo sentimento não, mas confesso que me surpreendeu bastante.

    Beijos
    ​​​​​LiteraMúsicas​ - Tem promoção especial de Fim de Ano lá no blog, vai lá dar uma olhada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também quero logo assistir a série. Ontem mesmo eu vi que estrearia em fevereiro e já há mais atores escalados.

      Excluir
  13. Oiee

    Ainda não li esse livro mas morro de vontade de ler, espero que consiga ano que vem e espero gostar também, minha mãe leu e amou esse livro então tenho algumas expectativas de que vou gostar também.

    Beijos

    www.livrosechocolatequente.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essa é uma das coisas que eu acho engraçado sobre esse livro: pessoas mais velhas que leram e gostaram. Até minha professora de matemática leu e disse que gostou.

      Excluir
  14. Oi Cris!
    Eu ainda não li nada dessa autora (Pasme, eu não li Harry Potter kkk), mas já tinha ouvido falar desse livro e me interessei. Tua resenha me deixou um pouco curiosa sobre os personagens e sobre esse final impactante kkkkk

    Beijos
    Tá rolando promoção de fim de ano lá no Blog, participa!
    Colecionando Primaveras
    Fanpage

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom, adoro deixar as pessoas curiosas!

      Excluir
  15. :) adorei saber sua opinião sobre esse livro. Ele já faz parte da minha estante a um tempão e pretendo ler ano que vem com certeza. As opiniões sobre ele são bem divergentes, mas pretendo formular minha opinião e investir nos livros de suspense escritos por ela com outro nome.
    Beijos

    Leituras, vida e paixões!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também estou nessa meta de ler mais livros da Rowling, afinal já até reli HP, então queria variar um pouco. É muito bom que você leia para ter sua própria opinião, pois não dá para se basear apenas na dos outros.

      Excluir
  16. Oi Cris!
    Otima resenha. Pessoalmente, Morte Subita não tem um enredo que me chame muito atenção. Alem disso, a opinião desse livro ficou bem variada, e alguns gostaram menos que outros. Acho legal a autora tentar novos ares na escrita, mas a J.K comigo so tem vez na fantasia :D

    Abraços
    David Andrade
    http://www.olimpicoliterario.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pelo elogio :)
      Compreendo que estamos muito presos a essa visão da Rowling como escritora de fantasia, então acabamos nos decepcionando um pouco com seus livros de outros gêneros, já que esperamos algo tão grandioso quanto HP.

      Excluir
  17. Oi Cris!
    Eu ainda não li, mas tenho uma grande curiosidade, adorei a sua resenha!

    ResponderExcluir

Dê sua opinião sobre o assunto discutido acima :D

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Copyright © 2015 | Design e Código: Natana Duarte - Colecionando Livros | Uso pessoal