30 de novembro de 2014

Resenha do Livro: A Sombra do Vento

              

  Este foi o primeiro livro que comprei baseado em indicações de Blogs e grupos no Facebook; estava ouvindo falar muitíssimo bem do escritor Zafón, com pessoas citando A Sombra do Vento como seu livro preferido. Então, quando vi os três livros da coleção do Cemitério dos Livros Esquecidos por – pasmem – apenas 19,90 no Submarino, me senti obrigada a comprá-los.
  Enquanto esperava a entrega dos livros, comecei a ficar com medo de que fossem uma edição econômica, pois o preço parecia bom demais para ser verdade. Porém, me surpreendi muito com a qualidade das edições. Esteticamente é uma coleção muito bonita: folhas amarelas, orelhas com “detalhes” (veja na foto), fonte de tamanho agradável. Enfim, fiquei muito satisfeita no aspecto “beleza”.

 

 


  Já em relação ao conteúdo, fiquei ainda mais contente. A escrita de Zafón é, com certeza, uma das mais bonitas que já tive o prazer de conhecer, sendo esta uma das características mais marcantes do livro. A obra é narrada em primeira pessoa, sob o ponto de vista de Daniel Sempere, o personagem principal.


  A história é muito envolvente e bem desenvolvida. Tudo começa na Barcelona de 1945, quando um menino de 10 anos, o tal Daniel, acorda e não se lembra mais do rosto da falecida mãe. Então seu pai, que é dono de um sebo, o leva para conhecer o Cemitério dos Livros Esquecidos, que é uma espécie de biblioteca gigantesca. Quando algum convidado (pelo que entendi, a entrada é restrita e esse “cemitério” é secreto) vai lá pela primeira vez, deve escolher um livro para levar e proteger. O escolhido de Daniel é um livro chamado A Sombra do Vento, escrito por Julián Carax.


  Daniel acaba descobrindo que todas as obras deste autor pouco conhecido estão sendo queimadas. A partir daí ele passa a querer saber mais sobre Carax, mas essa investigação não poderia ser tão fácil. Daniel cresce e a história só realmente se agita quando ele já tens uns 18 anos. O legal é que a vida de Carax coincide em muitos aspectos com a vida do próprio Daniel; por exemplo, ambos se apaixonam pelas irmãs de amigos. Assim, surgem duas histórias dentro do mesmo livro: o mistério sobre Julián Carax e o desconhecido que queima seus livros, além da história do próprio Daniel.
  O que acontece é que ao longo do livro, esses dois planos narrativos se misturam, com personagens que Daniel conhece e que descobre-se que também conheciam o escritor Carax. Certas vezes isso me pareceu um pouco forçado, mas não me sinto no direito de julgar negativamente a obra por questão disso.
  Há um trecho que expressa muito bem essa trama:


  Também me surpreendi demais com o suspense na história. Em alguns momentos eu fiquei realmente com medo, porém super curiosa para saber o que aconteceria em seguida. Por exemplo, esse homem que queima os livros de Carax teria o mesmo nome de um personagem de seus livros, o Diabo. Há também uma casa com fama de ser assombrada por uma antiga moradora.


  Tenho ainda que falar sobre um personagem que me encantou profundamente, Fermín Romero de Torres. Na época de seu primeiro encontro com Daniel, Fermín era um mendigo. Eles acabam se tornando amigos, apesar de Fermín ter idade para ser seu pai. Gostei tanto dele porque ele é simplesmente genial, cheio de frases de efeito e um carisma gigantesco.   
  Algumas citações que mais me marcaram foram:
“A poesia mente, embora de forma bonita.” p.p.. 111

“Não confie em quem confia em todo mundo.” p.p. 245
  Concluindo, minha impressão do livro é mais que positiva. Ele ainda me ajudou a fortalecer meu ânimo para leitura, que estava baixo nos dias antes de começar a mergulhar nas páginas de A Sombra do Vento. Deixo a você, caro leitor, o conselho de ler esse livro o mais rápido possível.

#ahbemsério, por SHE

26 comentários:

  1. Zafon é sempre um ícone, pena que ainda não li nada dele. Já vi resenhas muito boas sobre Sombra do Vento. A sua só me deixou com ainda mais vontade de conhecer esse autor tão bem falado.

    beijos
    Kel
    www.porumaboaleitura.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, Zafón é considerado um ótimo escritor, foi por causa dessas resenhas mesmo que eu me motivei a ler algo dele. Espero que em breve você também consiga ler algo desse autor incrível.

      Excluir
  2. Oi Cris!
    Vi os livros do Zafon em super promoção nesse Black Friday que passou. Infelizmente não cheguei a comprar pq o autor em si nãome chama atenção, mas vi amigas surtando, sempre recomendando.

    Abraços
    David Andrade
    http://www.olimpicoliterario.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que pena que você não comprou. Mas de qualquer forma, acredito que terão mais promoções, porque eu consegui comprar os livros por um preço ótimo mesmo não sendo Black Friday.

      Excluir
  3. Olá, sua resenha foi incrível! Esse é um dos meus livros favoritos e Hoje ele é meu escritor favorito, leia O Jogo do Anjo, que acredito ser o último livro dessa série, é o melhor, em minha opinião. Agora estou lendo o Príncipe da Névoa e esse também não decepciona! Extremamente bem escrito, Záfon deveria ser requisito de leitura nas escolas.

    É a primeira vez que venho no seu blog, e já estou seguindo, convido você a fazer o mesmo no meu blog se quiser, fico grata!

    http://livrosseriesecitacoes.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pretendo ler em breve os outros dois livros (O prisioneiro do céu e O jogo do anjo) e garanto que eles terão resenha aqui no blog também.
      Claro que sigo seu blog, adorei o nome :)

      Excluir
  4. O Zafón é um dos meu escritores favoritos, a escrita dele é realmente incrível. Conheci o autor por esse livro e não consegui mais parar de ler suas obras, atualmente só falto ler Marina, porém estou com medo de ler, pois depois não terei mais nada de novo para ler dele.

    Beijos!
    livrosdawis.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, entendo isso. Mas então você pode reler os livros pelo menos hehe.

      Excluir
  5. Oi
    Esse foi o primeiro livro que li do autor e gostei muito, uma ótima história e que bom que gostou da leitura.

    momentocrivelli.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não tem como não gostar, não é?

      Excluir
  6. Ainda quero muito ler os livros deste escritor. Todo mundo fala tão bem dele... E suas histórias parecem ser bem o tipo que eu gosto.

    Love, Nina.
    http://ninaeuma.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Foi exatamente por essas indicações que eu comecei a ler Zafón. Tenho certeza de que você vai adorar A Sombra do Vento.

      Excluir
  7. Oii, tudo bem?
    O livro parece ser bom, adorei a seleção e quotes.
    Bjs

    http://a-libri.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. Esse livro deve ser muito bom. Pretendo ler ele em breve. beijos

    ResponderExcluir
  9. Tô doidaaaa pra ler alguma coisa dele!
    Infelizmente só vi uma promoção de um box depois que já tinha feito um estrago básico na BF :(
    Fica pra próxima.
    Beijos!

    Duas Leitoras

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hehheh, Black Friday acabando com nossas economias hoje e sempre.

      Excluir
  10. (h) Primeiramente, tenho que dizer que sua resenha é ótima. Também ando um pouco decepcionada com minhas atuais leituras.
    O livro parece ter uma história incrível e foi adquirido por um preço bem "camarada", se me permite dizer, algo bem raro atualmente. "A Sombra do Vento" já entrou para minha lista de desejados. Ah, e todo leitor vai sair ganhando, pois temos duas histórias contidas em um único livro! Estou curiosa para saber o desfecho das duas.

    http://eueminhacultura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Quero muito ler Zafon, vou comprar pra ler nas férias pq sim. Hahaha
    www.belapsicose.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hehehe. As férias são mesmo uma ótima oportunidade para conhecer novos escritores.

      Excluir
  12. Oi!
    Quando eu vi essa promoção no Submarino corri pra comprar também.
    Estou há algum tempo enrolando pra lê-lo, mas agora o coloquei na lista para a TBR da maratona desse mês, acho que dessa vez vai, haha.
    Fiquei curiosa com a história.
    Adoorei a resenha.
    Beijos
    Construindo Estante || Facebook

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que você vai ler, tenho certeza que também irá gostar da coleção.

      Excluir
  13. Olá! Tudo bem?
    Eu também sempre ouço falarem bem desse autor, mas ainda não li nada dele. O que tenho que fazer é dar umas pesquisadas nos títulos, para ver qual me interessa mais.
    Sombra do vento me chamou atenção! Quem sabe não começo por este livro?
    Super beijos <3
    http://livros-cores.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que A Sombra do Vento é uma ótima forma de começar a ler Zafón, pois foi com esse livro que conheci ele, e como gostei bastante, me sinto animada para ler mais livros dele.

      Excluir
  14. Boas fotos! Tenho curiosidade de ler esse autor!

    http://criativare-leitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Dê sua opinião sobre o assunto discutido acima :D

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Copyright © 2015 | Design e Código: Natana Duarte - Colecionando Livros | Uso pessoal