31 de janeiro de 2015

Post Especial: Leitura em ano de Vestibular. Minha experiência - Parte I


  Eu (Cris) estou concluindo o Ensino Médio este ano, o que significa que 2014 é o meu temido ano de vestibular. Por isso, gostaria de falar um pouco mais sobre isso aqui no blog, pois este foi um período muito importante na minha vida. Conjugo o verbo no passado porque fiz o ENEM no fim de semana, então, pelo menos por enquanto, estou livre de estudar. Mas vamos lá:

   Como gosto muito de matemática e física, decidi fazer um curso que unisse as duas áreas, e o meu escolhido foi Engenharia Civil. Na verdade, isso já não era mais questão de dúvida para mim há bons três anos. A razão da minha vida neste ano foi estudar para conseguir uma bolsa de estudos pelo PROUNI, visto que pagar a faculdade seria inviável (fiz os cálculos e ficaria em torno de 120 mil reais O.o). Para ser sincera, eu sempre estudei muito, então não considero que me dediquei a este projeto só nos últimos tempos, mas sim, durante toda minha vida escolar.
  Conseguir lidar com a pressão de estudar diariamente e em turno integral é realmente complicado. Eu posso dizer que comecei com essa rotina desde maio de 2013, quando me inscrevi no ENEM daquele ano, que eu fiz como um teste. Porém, foi a partir da semana após aquele ENEM que eu realmente intensifiquei meu planejamento de estudos. O que me fez fazer isso foi o desespero de ter acertado apenas 15 das 45 questões de Ciências da Natureza (CN sempre é o bicho-papão dos vestibulandos). 
Minhas fórmulas *-*
  Naquela semana, trouxe uma pilha de livros didáticos da minha escola. Aí, do fim do ano até o recomeço das aulas tive que abrir mão das trilogias de livros que os meus amigos liam para absorver todo o conteúdo de duas “trilogias”: os livros de Química e Física do primeiro ao terceiro ano do Ensino Médio. Hehehe. EU REALMENTE LI TODOS AQUELES SEIS LIVROS INFERNAIS. Mas minhas férias não foram só de estudo. Nesse período, eu reli a saga Harry Potter, o que foi uma válvula de escape que me ajudou a aguentar passar o verão estudando. O que eu mais gostei foi que em Harry Potter e a Ordem da Fênix, os alunos quintanistas também prestam um exame, os NOMs, e percebi que eu estudo de um modo similar a Hermione. Ela até tinha umas anotações que no livro eram chamadas “apontamentos” e eu, bem feliz, chamava meus resumos e anotações de Física de “Apontamentos da Hermione”.

  Aí vão algumas fotos dessa pilha de livros e do mural de fórmulas que eu pendurei na parede do quarto. E só para me decepcionar, eu nem precisei de todas aquelas fórmulas para o ENEM do fim de semana :( Confesso que morri de raiva. Se eu decorei, queria mostrar que sabia! Hehehe

Livros didáticos e "Apontamentos da Hermione"
  Bem, vou tentar resumir um pouco de como foi meu ano já quando as aulas estavam de volta. Eu acordava 5h40min e ia para a escola, voltando só por volta de 12h20min. Depois de almoçar, eu continuava a estudar até anoitecer. Essa foi minha rotina por uns 8-9 meses.

  Nesse meio tempo, eu não parei de ler livros, mas acabei selecionando alguns com maior relação com história. Por exemplo, li um livro chamado A República dos Estados Unidos no Século XX. Em outra ocasião, eu jamais teria lido aquela, desculpe-me a palavra, porcaria.

  Havia ainda as leituras obrigatórias. No começo do ano, eu ainda estava pensando em prestar o vestibular da Federal do meu estado, então li vários dos livros indicados pela Universidade. Por exemplo: Terras do Sem Fim (Jorge Amado), As Parceiras (Lya Luft), Memórias de um Sargento de Milícias (Manuel Antônio de Almeida), Esaú e Jacó (Machado de Assis). Desses aí, de longe o que mais gostei foi Terras do Sem Fim, que fala sobre fazendas de cacau no Nordeste.

  Porém, eu acabei desistindo de tentar na Federal. Não me julgue. Eu apenas fiquei ciente de que teria que me mudar e arcar com muitas despesas na capital, visto que eu moro em uma cidade do interior e não teria como eu me locomover para lá diariamente. Também vale lembrar que meu curso é muito concorrido, meu pai estava brigando comigo por eu ter que ir embora de casa, e eu não tive dinheiro para pagar um cursinho. Enfim, havia muitos entraves e, no momento, eu achei que seria melhor ficar aqui na minha cidade e conseguir o PROUNI em uma universidade particular. Agora eu percebo que essa foi uma escolha sensata, sim.

  Bem, há alguns meses eu também comecei a colaborar com o blog Leitores Forever e acho que isso me ajudou a melhorar minha escrita. Isso porque, resenhando livros, eu podia escrever por prazer e treinar essa habilidade, o que já estava me irritando ao escrever apenas textos dissertativo-argumentativos. Por vezes, eu acho que posso ter me distraído demais com esse espaço aqui, mas considerando tudo, não me arrependo de ter participado do blog. É uma ótima experiência.

  Enfim, agora eu já fiz o ENEM e minha tensão passou. Mas nas últimas semanas, eu andava muito desesperada e nervosa. Em um dia tive uma crise de choro enorme e os livros mais uma vez me salvaram. Fui pesquisar algumas futuras compras no Submarino e isso me deixou bem alegre e animada para continuar a estudar.

  Concluindo, acho que me saí bem no ENEM e creio que eu consiga atingir meu objetivo de conseguir uma bolsa de estudos. Também acho que todo meu esforço valeu a pena e, se necessário, eu faria tudo de novo. Uma vez, vi um professor dizer que um dos melhores momentos da vida dele foi quando passou no vestibular. Eu senti o começo dessa sensação no sábado, depois de fazer a prova de Ciências Humanas e Ciências da Natureza, enquanto conferia o gabarito. Ao ver que acertei 79 das 90 questões (mais que o dobro do que no ano passado), chorei muito e agradeci por não ter desistido de me esforçar para realizar meu sonho. Então, deixo um conselho a você, caso ainda tenha um ano de vestibular pela frente:

Não desista diante das dificuldades, no final você vai ver que esse esforço compensa.

#ahbemsério, por SHE

20 comentários:

  1. Oi Cris!
    Também estou nessa onda, mas que tanto de fórmula é isso?!?!?
    Eu já sou louco, se tiver que olhar pra tudo isso na minha parede eu piro :-)

    Beijos
    ​​​​​LiteraMúsicas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, muuuuitas fórmulas. Mas decidi nem tirar elas da parede, mesmo o ENEM já tendo passado, porque senão vai ficar tudo tão vazio no quarto. Tipo, as fórmulas já são parte da decoração *-*

      Excluir
  2. Genteeeee!
    Que moça mais aplicada.
    Eu surtei na época do vestibular.
    Tava com muito medo de não ser aprovada e acabou dando tudo certo.
    No fim, sempre vale a pena.
    Beijão!

    Duas Leitoras

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, vale muito a pena. Eu sinto que se não tivesse me esforçado tanto antes, agora seria pior, porque estaria me culpando e pensando que poderia ter estudado mais e ido melhor nas provas.

      Excluir
  3. Cris,

    parabéns por todo o esforço e dedicação. Sei que vai ser mais do que recompensada e estou torcendo pela sua aprovação e sucesso :) Estou me formando na faculdade esse ano e tudo pareceu tão distante.. haha Foi legal relembrar esse ano de cursinho com você e realmente admiro o quanto você estudou, eu não tive esse pique. Boa sorte!

    http://www.secretfantasybooks.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, desejo muito sucesso para você também!

      Excluir
  4. Oi Cris, que texto mais inspirador. Ao contrário de você, eu não tenho ideia do que vou prestar, mas sei de uma coisa: não irei para particular. Sua meta de estudos foi brilhante, e eu tenho certeza que garotas como você, poderão mudar o mundo daqui uns anos.

    Beijos,
    Mar.
    ocantinholiterario.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ol!
      Eu acho que você ainda vai conseguir escolher a carreira certa, não se preocupe. Eu acabei optando pela particular por ser mais cômoda mesmo, mas se morasse mais perto sem dúvida teria escolhido a Federal.
      Espero mesmo mudar o mundo! Obrigada pelo incentivo hehe!

      Excluir
  5. Oi, Cris!
    Esse é o meu ano de tenções e acredite seu texto me ajudou muito!
    Decidi que quero fazer engenharia química, mas ainda tenho aquelas incertezas de vestibulando,sabe? A questão é que, fazendo ou não esse curso ou não, eu vou ter que me dedicar bastante esse ano. E com toda essa correria de estudos, fico com medo de acabar deixando o meu blog de lado...
    Caramba, você é a aluna que eu queria ser haha! Espero que tenha conseguido!
    Beijos

    http://porummundocommaispaginas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É bom saber que ti ajudei. Eu entendo completamente as suas incertezas, pois mesmo tendo decidido sobre Eng Civil, ainda me questiono se essa é a escolha certa. Acredito que você consegue conciliar o blog, mas se realmente quer passar, precisa ter noção de que vai ter que abrir mão de algumas coisas, mas não necessariamente o blog. Esse acaba sendo um espaço para relaxar e nos distrair dos estudos, porque pensar nisso o tempo todo acaba ti matando psicologicamente.

      Excluir
  6. Olá Cris, estou impressionada pelo seu esforço e a dedicação que teve em todos esses meses estudando! Meus parabéns, você merece!
    Sei como é difícil ter disciplina para estudar sozinha e eu muitas vezes já peguei esses livros da escola e acabava nem lendo.
    Ah, indiquei o blog de vocês em uma Tag no meu blog, espero que possa respondê - la.
    Beijos

    http://lovelyplacee.blogspot.com.br/2015/02/tag-7-coisas.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada! Eu acho que ter essa motivação toda para estudar depende de você ter um objetivo e muita vontade de realizá-lo. Aí todo o esforço é válido.

      Obrigada pela indicação!

      Excluir
  7. KARAMBA só de ver os seus livros já me arrepia, porque eu sinceramente sou um horror em calculo, principalmente em física que eu sinceramente não consigo fazer nem a pau. Ainda bem que não fui para aréas que tem exatas. Pra vc ter uma ideia meu pai é professor de FISICA da USP e quando vejo ele corrigir as provas meu deus do ceu, só dá 0 no negocio hahahaha...mas enfim...Eu acho que todos tem dificuldade, mas na verdade já não curto muito essas coisas de faculdade não. Eu tinha pavor das leituras clássicas da escola, imagina de faculdade ?! Pelo amorrr...Ainda bem que já passei por tudo isso.

    Mas espero que vc tenha otimos estudos e consiga chegar onde vc quer viu?
    Tudo de bom mesmo. Eu passarei mais vezes aqui no seu cantinho
    JÁ ESTOU TE SEGUINDO =]

    lovereadmybooks.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha, que legal que deve ser teu pai! Física é uma das minhas grandes paixões!
      Muito obrigada pelo apoio, tanto nos meus estudos como no blog.

      Excluir
  8. Caramba garota, quanta dedicação! Mas convenhamos que engenharia civil está super concorrido e o melhor é se dedicar muito!
    Entendo perfeitamente a sua decisão de deixar a federal de lado, e optar por uma bolsa em uma Universidade particular perto de você. Fiz a mesma escolha em 2013, no meu caso curso Direito, e optei por ficar na minha cidade não só pelo fato das despesas com moradia e viagens, mas levei em consideração o numero de greves dessas instituições públicas, e por Deus, eu quero me formar no tempo certo!
    O que você comentou sobre ter se dedicado a vida inteira é admirável e essencial, porque como bolsistas não podemos ter dp's, então temos que nos dedicar durante todo o curso, coisa que você ira tirar de letra.
    Boa sorte na sua vida Universitária, e Parabéns pelo esforço :)
    Bjs

    http://bellebueno.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada por tudo e fico feliz de saber que mais pessoas acabaram tendo que optar pelo Prouni ao invés do Sisu. Acredito que vai dar tudo certo para mim, mesmo que meus objetivos temporários tenho fracassado :(

      Excluir
  9. Ano passado também foi meu ano de vestibular e é realmente super complicado! Toda a dedicação é necessário, mas é muito bom olhar para trás e ver que a gente relamente conseguiu passar onde queria. Todo o esforço vale a pena!
    Gostei muito do seu texto, lembro que eu sempre buscava textos motivadores assim, pra realmente não desanimar. Tenho certeza de que suas palavras ajudarão muita gente! :)

    Beijinho! ♥ Primeiro Livro

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico muito feliz por poder ajudar pessoas, pois como você, eu também busquei muita motivação nas palavras de outras pessoas que passaram pelo mesmo!

      Excluir
  10. Oi! É muito dizer que eu estou meio sem palavras e com os olhos cheios de lágrimas? ~Ok, talvez você deva desconsiderar isso porque eu sou extremamente chorona~
    Primeiramente meus parabéns para você por todo o esforço e dedicação, você mereceu tudo o que conquistou :)
    Eu estudo em período integral e esse ano tenho TCC para apresentar, ENEM, vestibular e pretendo cursar jornalismo, então a palavra que me define no momento em relação a isso é: desespero. Queria dizer que seu texto me motivou a ir em frente e estudar bastante para conseguir meus objetivos, acho que ele veio na hora certa!
    Beijo.
    Choque Literário

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É maravilhoso para mim saber que eu te ajudei de alguma forma. Estou até pensando em fazer mais posts parecidos, mas mais focados em dicas de como estudar e lidar com a vida.
      Te desejo muita sorte e que você conquiste teus objetivos! Desespero é normal e faz parte, afinal, se não tiver esforço, não vai ter tanta graça, né hehe

      Excluir

Dê sua opinião sobre o assunto discutido acima :D

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Copyright © 2015 | Design e Código: Natana Duarte - Colecionando Livros | Uso pessoal