5 de outubro de 2014

Post Especial: A saga Harry Potter e eu

  Hoje é dia 5 de outubro. Qualquer um diria que hoje é um dia muito especial porque os eleitores irão definir quem será o Presidente da República durante os próximos quatro anos. Porém, há um outro motivo que torna esse dia importante para mim: há exatamente dois anos comecei a ler meu primeiro livro da J.K. Rowling, que na verdade, foi HP e as Relíquias da Morte, o último livro da saga. Não obstante eu ter começado pelo final, eu nunca tinha assistido a um filme da franquia Harry Potter antes. De qualquer forma, mergulhei na leitura e encontrei a primeira série de livros pela qual me apaixonei de verdade.

  Devido a tudo isso, esse aniversário de dois anos como Potterhead não poderia passar em branco. Então, resolvi fazer esse post especial para falar sobre as coisas que mais gosto relacionadas à saga: os amigos, os livros, os personagens, Hogwarts e os filmes.       

Os amigos

  Graças a Harry Potter eu fiz muitos amigos, inclusive, meus atuais melhores amigos *-*
É o seguinte: quando você mal conhece alguém, você busca um assunto que agrade tanto a você quanto a outra pessoa, para que possam conversar sobre. Como Harry Potter é uma saga inegavelmente famosa em todo o mundo, também torna-se um assunto em potencial para conversas.
Os livros 

  Há cerca de um ano comprei as edições de capa branca da Rocco, que é a editora de HP no Brasil. Eu já havia lido a maioria dos livros na versão antiga através da biblioteca municipal, mas foi realmente incrível relê-los no verão de 2013-2014. Há alguns meses também adquiri os três livrinhos da Biblioteca de Hogwarts: Os Contos de Beedle, o Bardo; Animais Fantásticos e Onde Habitam; e Quadribol Através dos Séculos, que são citados durante os outros sete livros da saga.


 

  A linguagem da obra é fluída e leve, o que torna a leitura rápida e agradável. Apesar de haver um narrador (3ª pessoa), a maioria dos acontecimentos se passa sob o ponto de vista do Harry. Seus amigos, Rony e Hermione, também têm papel importante, mas nos momentos mais eletrizantes, como duelos contra o Lord Voldemort, Harry acaba enfrentando os desafios sozinho.
 Ao longo da obra acompanhamos o crescimento de Harry. Nesses momentos me identifiquei demais com ele, o que, com certeza, foi uma das razões para que eu tenha me envolvido tanto com esse mundo mágico.
   Os personagens
 

  Sem dúvida nenhuma, a saga Harry Potter conta com a maior parte dos meus personagens preferidos. Em primeiro lugar está Severo Snape, o professor de poções com cabelos oleosos mais antipático e ao mesmo tempo magnífico do mundo mágico. Se você já leu HP e As Relíquias da Morte deve entender porque eu falo isso. Ok, ele também tem defeitos, mas seu sacrifício compensa toda sua maldade.
      
  Outros personagens fabulosos são Dumbledore, Remo Lupin, Ninfadora Tonks (ou melhor, apenas Tonks, como ela prefere ser chamada), o elfo doméstico Dobby, Luna Lovegood, Neville Longbottom... Enfim, são muitos.
  Você deve ter percebido que a maioria destes personagens que citei são secundários, mas eles apresentam histórias fantásticas e emocionantes. São simplesmente encantadores.
 
Hogwarts

  Hogwarts é a escola de magia que todos os jovens bruxos devem frequentar a partir dos 11 anos. Eles passam os sete anos seguintes nesse castelo, só voltando para casa nas férias.
  A escola teve quatro fundadores e cada um deles ficou responsável por uma casa (uma espécie de grupo, sendo que os alunos convivem, principalmente, com esses seus colegas de casa). São eles:
   


Godric Gryffindor: fundador da Grifinória, casa dos corajosos. Harry, Rony e Hermione são dessa casa.
Salazar Slytherin: fundador da Sonserina, casa dos gananciosos. Essa é a casa do Snape, Lord Voldemort, Draco Malfoy e grande parte dos vilões. Também é a minha casa *-*
Rowena Ravenclaw: fundadora da Corvinal, casa dos inteligentes. Luna é dessa casa.
Helga Hufflepuff: fundadora da Lufa-lufa, casa dos leais. Essa casa é, em geral, menosprezada, mas tem seu valor.

  Existem alguns testes na internet para você descobrir qual é a sua casa, mas o mais confiável é o Pottermore. Ele é um site oficial da saga e é uma espécie de rede social para os fãs. Nele, você pode fazer o teste das casas, fazer duelos de feitiços, preparar poções (ou melhor, apenas tentar – sou um desastre em poções), navegar por cenas dos livros, adquirir um animal de estimação... Enfim, é um site muito legal para Potterheads. Aliás, foi nele que J.K. Rowling publicou aquele conto falando do Harry, Rony e Hermione adultos – confira aqui.





Os filmes

  Como já disse antes, eu nunca havia assistido a um filme de HP até dois anos atrás, quando tinha 14 anos. Confesso que não sei o que fazia na minha infância ehueheuehe.
  Outra confissão: eu não gosto imensamente dos filmes. Acho que eles são divertidos e tal, mas, ultimamente, os assisto mais para relembrar a história do que por achá-los fantásticos. É que eu simplesmente fico enjoada de ficar mais de duas horas vendo algo. Em contrapartida, prefiro dedicar inúmeras horas relendo os livros ueheueheuhe.

  Finalmente estou terminando esse longo post. Não tenho muita esperança de que alguém tenha o lido até o final, mas cheguei à conclusão de que não estou fazendo isso para os outros; é para mim mesma. Vai ser muito gratificante ler tudo o que escrevi acima daqui a alguns anos, e perceber que eu ainda vou estar amando Harry Potter da mesma forma. Afinal, nós Potterheads juramos uma coisa: AFTER ALL THIS TIME? ALWAYS

#ahbemsério, por SHE

2 comentários:

  1. Harry Potter é um assunto que todos conseguem conversar... Amo muito esses livros, personagens, filmes, enfim, qualquer coisa que me ligue a eles! Sabe é até difícil conseguir colocar em palavras o que eles significam na minha vida. Parabéns pelo blog, sucesso!!
    http://www.umolhardeestrangeiro.blogspot.com.br/2014/10/potter-day.html
    Carol!

    ResponderExcluir
  2. Juro que até hoje não conheci uma pessoa que nunca tivesse ouvido falar em HP
    Tenho uma amiga que (sabe-se lá por quê) não gosta :O
    Mas enfim, HP é eterno. Realmente duvido que um dia será esquecido.
    Me preparando para uma maratona em algum final de semana ♥

    Duas Leitoras

    ResponderExcluir

Dê sua opinião sobre o assunto discutido acima :D

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Copyright © 2015 | Design e Código: Natana Duarte - Colecionando Livros | Uso pessoal