19 de setembro de 2014

Post Especial: Fotografia!

Praça conhecida no centro da cidade de Boa Esperança do Sul,
no interior de São Paulo. Foto: Maciel T. Direitos Reservados.
  Fala, galera!
  Depois de um tempo de recesso seu resenhista favorito está de volta, mas dessa vez não é com uma resenha!
  Além dos livros que leio e dos que eu escrevo (meus bebês!) há uma outra paixão em minha vida, que é a fotografia.
  Não sou um fotógrafo profissional, mas sim, um fotógrafo por escolha e prazer próprio!
  Minha câmera é uma Canon Power Shot GLPH 135, que é outro dos meus bebês!
  Para quem deseja trabalhar profissionalmente na área há diversos cursos e até faculdades completas sobre esse assunto, mas vou trazer aqui o básico do básico do básico do básico do básico (30 anos depois) do básico: Há algumas coisas importantíssimas as quais se deve dar atenção para que se tenha uma boa fotografia:



1- Exposição:
Da mesma forma que em nossos olhos, uma certa quantidade de luz precisa chegar até as lentes da câmera para que haja a correta captura da imagem. Entretanto, a quantidade de luz que entra precisa ser controlada, e isso é fundamental. Uma foto em que muita luz seja capturada ficará clara demais e perderá o efeito real, aquele que temos quando observamos a olho nu. Porém, uma com pouca exposição, em que pouca luz entre na câmera, ficará escura demais. Para quem trabalha profissionalmente, uma foto com configuração que não seja boa de exposição pode perder radicalmente o valor de venda.

2- Abertura do Diafragma
Diafragma, no contexto das técnicas de fotografia, é a membrana que protege as lentes da câmera. Não são todas as câmeras que permitem esse tipo de configuração, mas não custa o conhecimento. A abertura do diafragma é outra forma de controlar a quantidade de luz que entra pela câmera. Essa abertura é medida em f, mas nesse caso, na letra grega correspondente a f que não consigo reproduzir aqui.
Por exemplo, uma abertura correspondente a f/5.6 é maior e deixará passar uma quantidade muito maior de luz do que uma abertura correspondente a f/22. A maioria das câmeras, assim como a minha, já é definida em f/11.

3- Tempo de Exposição:
Atenção que isso é importante, pois é outra forma de controle da exposição: Trata-se da quantidade de tempo que a câmera vai levar para capturar luz. Se esse tempo é maior, vai capturar mais luz. Se for menor, vai capturar menos luz. E ainda pode-se criar efeitos. Suponha-se que você tirasse uma foto de água caindo. Com um tempo maior de exposição, como 1/3 de segundo, vai obter a água caindo como impressão de movimento (como se água deixasse rastro no ar). Por outro lado, com um tempo menor de exposição, vai obter a água como se tivesse parado no ar. Depende do tipo de foto que você procura!

4- ISO
Quando, mesmo com as configurações já citadas, ainda não se obteve a exposição desejada, é possível forçar o sensor da câmera a trabalhar absorvendo mais ou menos luz do que o habitual, por meio da configuração de ISO. Quanto maior a quantidade de luz no ambiente a ser fotografado, menor deve ser a configuração de ISO para evitar super ou subexposição. O ISO pode ser encontrado desde 80 até 3200, e algumas câmeras ainda vão mais longe que isso, conhecidas como câmeras de alta sensibilidade.

5- Foco e Profundidade de Campo
Esta configuração, embora não tenha a ver com exposição, como as anteriores, também é importante. Trata-se de configurar se o que deve estar focado (nítido) é o que está próximo (para objetos ou pessoas), ou o que está longe (cidades, prédios e paisagens). Isso é controlado pela abertura do diafragma. Quanto menor a abertura, mais próxima será a área focada.

  Há inúmeras outras configurações e truques dos quais o fotógrafo pode valer para conseguir boas fotos, independe do uso que pretenda dar a elas. No meu caso, apenas estou montando um portfólio no Facebook por enquanto. Quem se interessa, como eu, pelo assunto, pode aprender muito mais nesses sites:

-Dicas de Fotografia
-Fotografia Profissional

  E, para encerrar, fica também o link do meu portfólio no Facebook, lembrando que com esse link não é necessário logar para visualizar!

-Portfólio

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dê sua opinião sobre o assunto discutido acima :D

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Copyright © 2015 | Design e Código: Natana Duarte - Colecionando Livros | Uso pessoal