7 de setembro de 2014

O hábito de ler traz educação ou informação?


  Quando meus filhos estavam cursando o ensino fundamental eles participaram do “Fórum Popular de Educação”, no qual havia uma mesa de debate juvenil com o tema: “Educar Para Que?".
  Hoje, essa pergunta ainda aguarda uma resposta. Para que nos aprofundarmos em disciplinas que os estudantes, quando crescem, não usam no seu dia a dia? Existe leitura inútil? Todo conhecimento gera educação ou apenas informação? 
  Porém, não se pode confundir a educação com informação. Vamos primeiramente definir o que cada palavra quer dizer:


-Segundo a Wikipédia, a definição para educação é: “Educação engloba os processos de ensinar e aprender. É um fenômeno observado em qualquer sociedade e nos grupos constitutivos destas, responsável pela sua manutenção e perpetuação a partir da transposição, às gerações que se seguem, dos modos culturais de ser, estar e agir necessários à convivência e ao ajustamento de um membro no seu grupo ou sociedade.” 
-Já a definição para informação é: “A informação é um conjunto organizado de dados, que constitui uma mensagem sobre um determinado fenômeno ou evento. A informação permite resolver problemas e tomar decisões, tendo em conta que o seu uso racional é a base do conhecimento.”

  Baseado nessas informações, você acha que a leitura informa ou educa? Observando, que, ao nos referirmos a leitura, estamos fazendo menção da leitura não didática, tais como: romance, aventura, ficção e distopias. Nós, do Blog Leitores Forever, estamos aguardando a sua opinião. Entre no blog, siga-nos e comentem. 


Com carinho, Jackelline Souza.

Um comentário:

  1. Creio que a leitura de material não didático, como citado acima, mais informa do que educa, se lervarmos em consideração uma análise superficial. No entanto, de um modo mais inconsciente, esse tipo de literatura educa também, pois ajuda a formar nossa personalidade, conhecimento de mundo, caráter, entre outras características. Eu costumo ler livros didáticos também (isso é algo que geralmente não observo nas outras pessoas), mas não abro mão da leitura por diversão. Entre essas "leituras por diversão", cito Harry Potter, que foi uma saga que me aproximou dos meus atuais amigos, pois no começo da amizade, conversávamos muito sobre isso. Enfim, a leitura por diversão pode não ter uma finalidade tão clara (minha mãe sempre a considerava desnecessária, por exemplo, mas eu acho que esse é o pensamento de uma mente fechada e pequena), mas ela auxilia na formação do ser humano e nas suas relações. Nem tudo precisa ter uma razão prática, a vida não necessita de toda essa objetividade, podemos simplesmente fazer algo por que gostamos e ser felizes por isso.

    ResponderExcluir

Dê sua opinião sobre o assunto discutido acima :D

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Copyright © 2015 | Design e Código: Natana Duarte - Colecionando Livros | Uso pessoal