22 de agosto de 2014

Resenha do Livro: A Revolução dos Bichos

 

  O livro de George Orwell conta a história do Socialismo Soviético através de uma metáfora/fábula. A escrita é simples, agradável e repleta de ironias, o que é característico do que aconteceu na URSS. Isso porque a busca pela igualdade entre os russos (no livro, os animais da Granja do Solar) acabou sendo suprimida pelo autoritarismo dos novos líderes, contrariando as expectativas iniciais.
  Tudo começa quando o porco Major, respeitado por todos os animais da Granja, anuncia que teve o sonho de uma revolução dos bichos, que expulsariam os homens da Granja e passariam a se autogovernar. Após sua morte, a revolução logo ocorre, porém, com o tempo, o objetivo inicial de igualdade é corrompido. Isso pode ser observado pela seguinte frase:



Todos os animais são iguais, mas alguns são mais iguais do que outros.
  Essa história, que se lida por alguém que jamais ouviu falar na URSS, ainda assim pode impressionar, causa um impacto ainda maior quando o leitor sabe que coisas semelhantes realmente aconteceram. E é incrível a forma como Orwell faz essa alusão, pois no decorrer da leitura vai se percebendo quais personagens fictícios representam quais personagens históricos reais, como Karl Marx (Major), Stalin (Napoleão) e Trotski (Bola-de-neve). Dessa forma, a leitura se torna muito prazerosa, já que o leitor se integra no contexto e sente uma satisfação em reconhecer e analisar os personagens e a história (pelo menos eu me senti assim hehehe).
  Enfim, a profundidade dessa obra é algo a se admirar, sendo um livro que, além de ser agradável (ou não, pois é provável que surjam inquietações no leitor sobre a forma com que as relações mundiais se organizam), proporciona uma reflexão sobre a sociedade e, sem dúvida, o amadurecimento de quem o leu. Palavras não são suficientes para elogiar o talento demonstrado por Orwell na elaboração da história, então, tire suas próprias conclusões lendo o livro!

   Para quem se interessou:
Livro em PDFFilme Legendado (animação de 1954)
  #ahbemsério, por SHE

Um comentário:

  1. Eu li esse livro e achei magnífico. Com certeza nos faz refletir sobre como a sociedade está e como as coisas em geral estão. Adorei

    M&N | Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista. São 6 livros para escolher e 2 ganhadores.

    ResponderExcluir

Dê sua opinião sobre o assunto discutido acima :D

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Copyright © 2015 | Design e Código: Natana Duarte - Colecionando Livros | Uso pessoal