29 de agosto de 2014

Resenha da HQ: Maus – A História de um Sobrevivente

 
Sinopse:
Maus ("rato", em alemão) é a história de Vladek Spiegelman, judeu polonês que sobreviveu ao campo de concentração de Auschwitz, narrada por ele próprio ao filho Art. O livro é considerado um clássico contemporâneo das histórias em quadrinhos. 
Nas tiras, os judeus são desenhados como ratos, e os nazistas ganham feições de gatos; poloneses não judeus são porcos, e americanos são os cachorros. Esse recurso, aliado à ausência de cor dos quadrinhos, reflete o espírito do livro: trata-se de um relato incisivo e perturbador, que evidencia a brutalidade da catástrofe do Holocausto. 

  Este livro em forma de História em Quadrinhos me foi indicado por um professor de História, que disse que essa foi a obra sobre a Segunda Guerra Mundial que mais o marcou. Isso por si só já foi um grande incentivo para que eu lesse a HQ com grandes expectativas. Felizmente, foram todas correspondidas, ou melhor, superadas.
  A ideia de retratar os povos protagonistas da Guerra através da representação de animais foi incrível, pois dá a entender quem era o “predador” de quem naquele cenário. Como dito acima na sinopse, os judeus são ratos; nazistas são gatos; norte-americanos são cachorros e poloneses são porcos. Basicamente, temos a história de todo o conflito resumida nas feições dos personagens.
  No entanto, além do livro chocar em relação aos sofrimentos passados pelos judeus durante o Holocausto, algo que se destaca são os momentos engraçados – ou pelo menos, situações que quebram a tensão – que o livro proporciona. Falo sobre os diálogos de pai e filho, em que Vladek e seu filho Artie falam sobre situações cotidianas do relacionamento familiar, destacando-se a personalidade teimosa de Vladek e suas manias.


  Para ter uma noção real do livro só com a leitura mesmo. Mesmo assim, aqui vão alguns quadrinhos:

Vladek e sua mulher Anja, enquanto ela sucumbe ao sofrimento imposto aos judeus...


  Vale citar também que o livro é sucesso de público e crítica, tendo sido prestigiado com o importante Prêmio Pulitzer de Literatura.

       
  Enfim, espero que algum dia tenham a oportunidade de ler Maus, e se gostarem de histórias sobre a Segunda Guerra Mundial (como O Menino do Pijama Listrado e A Menina que Roubava Livros), realmente lhes indico essa outra versão dos fatos apresentada na HQ. Se já leu, conte-nos um pouco de sua experiência lendo-o.

#ahbemsério, por SHE

4 comentários:

  1. Tem esse livro na minha escola. E eu estou doida para ler. Nunca li um livro assim, então acho que vai ser uma experiencia diferente.

    bjs bjs
    formula-amor.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Realmente não deixe de ler esse livro Sofia; é incrível, vale a pena demais; sem contar que é uma leitura que foge ao usual, o que é bom fazer de vez em quando :)

    ResponderExcluir
  3. isso só me deu mais vontade de ler essa HQ estou há 5 meses procurando em minha cidade, mas posso dizer que aqui não é uma cidade de leitores :/

    ResponderExcluir
  4. procurei até na biblioteca da minha universidade e infelizmente não achei :(
    reflexaonecessaria.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

Dê sua opinião sobre o assunto discutido acima :D

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Copyright © 2015 | Design e Código: Natana Duarte - Colecionando Livros | Uso pessoal