11 de agosto de 2014

Post Especial: Como ler um livro em outra língua?

  Boa tarde leitores, como vão?
  Bem, hoje vim dar algumas dicas a quem quer ler um livro em outra língua, mas não tem ideia de como fazer isso.

  Bem, eu faço curso de Inglês, e esse é meu último ano nele. Nas últimas férias de dezembro, eu resolvi fazer uma leitura diferente, e decidi que seria na língua que estou aprendendo. Sempre achei que era difícil, mas nada que a boa vontade e o interesse nela não resolva. Aí seguem algumas dicas:

1- Primeiramente, para ler um livro em qualquer outra língua que não seja a sua nativa, você tem que saber o básico dela. Se você faz curso, ótimo, lembre-se que dependendo do seu nível de aprendizado é que você vai definir sua leitura. Se você não faz, acho que pelo menos tem o ensino de alguma língua na sua escola. Geralmente é o inglês, mas há algumas que ensinam outras, como o espanhol e o francês. Há também escolas que dão curso de graça, então para você que quer falar outra língua, não perca essa oportunidade, já que ela abrirá novos caminhos na literatura também (há livros que não foram traduzidos para nossa língua).



2- Sempre tenha um dicionário em mãos. É claro que, se você está no nível básico da língua e pegar um livro de nível avançado para ler, você terá que procurar muitas palavras no dicionário, e isso tornará a leitura chata. Por isso, torno a repetir: não pegue um livro que você sabe que será difícil de ler, que é muito avançado para você. Tudo a seu tempo.

3- Relaxe. Um dos problemas dos leitores lerem um livro em outra língua é sempre pensar negativo. "Ah, eu nunca conseguirei entender"; "Será muito difícil. Não vai valer a pena."; "Vou perder meu precioso tempo." Leia por pura vontade, porque você quer ter uma experiência diferente no seu currículo de leitura, e não porque você quer se achar para os outros. Se o seu caso for de você ter que ler para fazer um trabalho de escola e tals, não posso te ajudar muito, só pense positivo e leia.

4- Preste muita atenção no que você lê. Outros motivos para as pessoas não lerem esses tipos de livros é que elas se preocupam demais em ler o que está escrito e traduzir, e só. É claro que você terá de fazer isso, mas lembre-se de sempre ligar os fios soltos durante a leitura, senão no final dela, você só se lembrará de partes da história.

5- Anote palavras e expressões desconhecidas. Isso te ajudará muito, porque muitas vezes as palavras se repetem. Anotando numa folha a parte, sempre que elas aparecerem novamente, você terá ali do lado, e não precisará procurar toda hora no dicionário. Quando você se familiarizar com as palavras desconhecidas, se você quiser, leia novamente o livro, e tudo ficará mais claro, porque você saberá o significado da maioria (senão todas) delas, e não interromperá a leitura para pesquisar seus significados.

  Bem, logo farei um post com dicas de livros em inglês para quem quiser ter uma noção, mas se você quer ler em outra língua, peça sugestões para outros leitores que gostam desse tipo de livro, ou para professores da língua em questão, tanto os da escola quanto os do curso.

  Espero que tenham gostado, e qualquer dúvida deixem nos comentários. Ah, vou deixar a foto do livro que eu li ;) Beijos e até a próxima...


Livro: The Thirty-Nine Steps
Autor: John Buchan
Gênero: Aventura
Idioma: Inglês

2 comentários:

  1. Já leio livros em inglês há um tempo e sempre gostei muito. É uma ótima experiência e, além de nós leitores estarmos fazendo algo que gostamos, ainda melhoramos nosso aprendizado. Recentemente li The Wizard of Oz e gostei muito. Meu professor também me aconselhou a ler As Crônicas de Nárnia em inglês.
    Outro detalhe é que muitos livros são mais baratos no idioma original, como é o caso da saga O Senhor dos Anéis. O box com os três livros chega a custar menos de quarenta reais.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, esqueci de mencionar que também ajuda a desenvolver a língua. Pois é, é bem mais barato, e ainda há livros de autores famosos estrangeiros que não foram e nem tem previsão de serem traduzidos para o português :)

      Excluir

Dê sua opinião sobre o assunto discutido acima :D

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Copyright © 2015 | Design e Código: Natana Duarte - Colecionando Livros | Uso pessoal