9 de agosto de 2014

5 dicas para quem quer começar a escrever!

  E no meu post de hoje, seguem cinco dicas para quem está se iniciando no mundo da literatura e tem o sonho/ pretensão/ coragem de publicar um livro:

1- Se aprimore:

  Não basta apenas pegar a caneta ou lápis e rascunhar um livro. É preciso conhecer o universo em que se está entrando. Não é possível ser escritor sem ser um grande leitor também. É necessário que a pessoa que quer escrever leia com frequência, reconheça o estilo de outros escritores, estabeleça identidade com o estilo de um ou de outro, afim de ter material para desenvolver o seu próprio. A prática da leitura também contribui para que se perca o mau hábito de se escrever errado. Mas isso acontecerá gradativamente, então esta é outra razão para bater na tecla: Leia bastante!


2- Conheça:

  O escritor iniciante precisa conhecer não somente o que o mercado literário produz, mas também o que ele é e como as editoras funcionam. É interessante saber também o que o público leitor está procurando na literatura, e claro, como funciona e quais são as formas de publicar um livro, conhecendo assim o caminho que trilhará. Lembrando que há formas mais baratas de publicação e, portanto, falta de dinheiro nem sempre será um problema.

3- Planeje:

  Nesse caso, tanto o livro quanto a editora e a forma de publicação. Em primeiro lugar, é preciso encontrar o ponto entre aquilo que você gosta de escrever e aquilo que o público leitor procura e encontra. Claro que é possível correr o risco de tentar estabelecer um novo padrão de procura nesse mercado publicando algo diferente, mas aí, é preciso também ter consciência de quais são as reais possibilidades disso acontecer. Dado isso, planeje o livro, e aí sim, coloque a caneta no papel e comece a escrever. No fim, uma dica importante: Corrija você mesmo. É importante dar o livro para alguém analisar antes de publicar, mas não é interessante pedir a essa mesma pessoa que corrija, já que isso é trabalhoso e pode tirar o prazer da leitura e influenciar negativamente a sua crítica. Em alguns casos, a editora pode se responsabilizar por isso, mas será necessário desembolsar algum dinheiro para tal serviço. Mas ainda assim, para que o trabalho continue sendo 100% do autor, é mais interessante que o próprio autor faça as suas correções antes de publicar.
  Na sequência, é preciso entrar em contato com a editora escolhida e planejar junto com eles a forma de publicação que é melhor. Aqui não cabe dicas, já que cada caso é um caso.

4- Não pare de escrever:

  Havendo a possibilidade, é sempre interessante ao escritor novato publicar livros com certa frequência, e dar ao leitor uma gama maior de opções, de modo a melhorar as chances de o leitor se identificar com o escritor. Aliás, é justamente dessa premissa que surgem as sagas no universo literário: Cria-se o efeito dominó em que um livro provoca a compra de outro e assim por diante. Mesmo que não sejam parte da mesma saga, os livros do mesmo autor podem trazer o mesmo efeito.

5- Faça propaganda:

  Ninguém compra o que não sabe que existe ou que não lhe desperte interesse. A partir do momento em que o autor possui um bom material literário, é preciso ir a propaganda e se valer dos meios possíveis para anunciar o novo livro. Uma grande estratégia é usar as redes sociais para isso, já que nelas possui um grande número de pessoas visualizando e criando conteúdo. Outra, para quem dispõe de dinheiro, podem ser os anúncios pagos no Google e no YouTube. Também é recomendável entrar em contato com blogs sobre livros e pedir que façam uma resenha do seu trabalho, e eles ajudarão, se o livro for realmente bom, a levá-lo para mais pessoas.

  E é isso! Bons trabalhos!
____________________________________________________________________________________

Maciel T. é um futuro professor (está cursando Pedagogia na Unesp em seu terceiro ano), autor do livro “Rewrite – A história de Kenny e Bee” (para ver a resenha, clique aqui), dono do blog “Cinco Listas”, colunista do “Leitores Forever” e do “Literatura – Um mundo para Poucos”. Gosta de Chicletes, Tigres e Comida! Menos azeitonas! Azeitonas o irritam e ele nem sabe direito o porquê! rsrsrs

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dê sua opinião sobre o assunto discutido acima :D

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Copyright © 2015 | Design e Código: Natana Duarte - Colecionando Livros | Uso pessoal