12 de julho de 2014

A “modinha” de falar mal de “modinhas”

Um comentário sobre A Culpa é das Estrelas



  Há um tempo venho percebendo um certo preconceito em relação a alguns livros populares. Assim como críticas positivas, são inúmeras as críticas negativas. Porém, alguns “comentários grosseiros e radicais” vêm me causando revolta ultimamente.
  Bem, o fato de um livro ser muito vendido mostra que ele está agradando o público. Logo, por lógica, ele deve ter algo muito bom, que desperta o interesse dos leitores. Também não se pode ignorar o fato de que muitas pessoas que não costumam ler se incentivam a ingressar no mundo literário graças a esses livros. Assim, eles não devem ser desmerecidos.
  Mas enquanto isso, outras pessoas insistem em criticar livros populares como A Culpa é das Estrelas. Eu penso cá com meus botões: "Ok, você não gostou, então siga em frente". Agora, porque ficar postando comentários em redes sociais do tipo "Esse livro é muuuuuuito chato, não entendo como podem gostar tanto dele"? Será que essas pessoas não sabem o significado da palavra respeito
  Particularmente, eu não achei esse livro a coisa mais espetacular do mundo, como a mídia dá a entender. É provável que eu pense assim porque não sou a maior fã de romances e livros dramáticos. Mas também não é um livro terrível como a crítica negativa exagera. Então, eu geralmente procuro manter uma posição neutra, sem me manifestar. Gostaria de deixar claro que não tenho nada contra John Green, acho que ele é um ótimo vendedor de livros – compartilho a mesma opinião sobre Dan Brown –, mas também já li melhores que não são tão divulgados.
  Resumindo, a impressão que tenho é que “é modinha ler livro modinha e gostar do livro, e também é modinha falar mal do livro”. Não entendeu o que eu quis dizer? Eu traduzo: as pessoas são doidas. 

#ahbemsério, por SHE

2 comentários:

  1. Oi! FALOU TUDO!!! Eu não considero uma critica pessoas que falam mal desrespeitando o livro! São pessoas hipócritas, que se acham leitores verdadeiros. Um verdadeiro leitor é aquele que acima de tudo respeita qualquer que seja a obra. Assim, como você li ACEDE esses dias, não achei essa maravilha que todos falam, nem por isso ando xingando o livro. Sim, já vi pessoas xingando livros. É extremamente triste cenas como essas.
    Também já vi pessoas falando que só iam ler o livro quando passasse a modinha. Como você disse, se virou modinha é porque muitas pessoas estão lendo, e isso de tal forma é bom. Quanto mais leitores, melhor será!
    Adorei seu texto! Abraços!
    Encantos Paralelos

    ResponderExcluir
  2. Essa falta de consideração das pessoas com os livros e com os autores é realmente revoltante. Chega uma hora que explodimos.
    Julga-se tanto o preconceito racial, religioso, contra a mulher, etc., mas quando se fala em preconceito literário parece que as pessoas simplesmente esquecem e criticam se considerando superiores. Logo, esse é um preconceito que também deve ser punido pela sociedade.
    E Victor, fico muito feliz que tenha gostado do texto e obrigada por comentar :)

    ResponderExcluir

Dê sua opinião sobre o assunto discutido acima :D

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Copyright © 2015 | Design e Código: Natana Duarte - Colecionando Livros | Uso pessoal